Veículos de Comunicação

Covid-19

Atendidos pela assistência social recebem a vacina

As cuidados de prevenção estão sendo seguidos

Atendidos pela assistência social recebem a vacina - Divulgação
Atendidos pela assistência social recebem a vacina - Divulgação

Mais de 70 três-lagoenses, atendidos pelo programa da Residência Inclusiva do da Assistência Social e Trabalho (Sedhast), foram imunizadas contra a Covid-19, nesta semana. Essas pessoas, com deficiência física e sob a tutela do Estado, estão no grupo prioritário para a vacinação.

Segundo a Sedhast, mesmo com a vacinação, os cuidados de prevenção estão sendo seguidos de forma como preveem as normas atuais, minimizando ainda mais o risco de transmissão do vírus.

As  Residências Inclusivas são unidades que ofertam serviço de acolhimento institucional e proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para jovens e adultosque tem de 18 à 59 anos, com deficiência em situação de dependência, que não tem condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais, em residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade.

Esses locais têm como finalidade propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e convivência. 

Atualmente são duas unidades de execução direta da Sedhast, uma em Dourados e outra em Três Lagoas. A unidade de Campo Grande é executada por meio de Termo de Colaboração com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Cotolengo Sul-Mato-Grossense.