Veículos de Comunicação

10

Campanha em TL alerta para o aumento de casos de AIDS

O Dia Nacional de Luta Contra a Aids será lembrado na quarta-feira com várias atividades direcionadas ao público

Com o slogan, “A vida é mais forte que a Aids”, tem inicio hoje em Três Lagoas, a Semana Municipal de Luta Contra a Aids. A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, psicóloga Susie Donero, alerta que o número de casos da doença vem aumentando a cada ano. O programa que acompanha 230 pacientes portadores da doença, já registrou 43 novos casos esse ano.

Várias atividades com o objetivo de mobilizar a população três-lagoense serão desenvolvidas até o próximo sábado dia 4 de dezembro. Para segunda-feira (29) estão agendadas palestras em várias escolas do município. Na terça-feira (30) serão disponibilizados displays para a colocação de preservativos nas unidades de saúde e outros pontos estratégicos. Também será feita a distribuição de panfletos educativos.

O Dia Nacional de Luta Contra a Aids será lembrado na quarta-feira (1) com distribuição de panfletos em supermercados e pontos de maior concentração de público. Na quinta-feira (2) estão agendadas palestras em várias indústrias do município. Outras atividades educativas vão acontecer na sexta-feira, e no sábado as atividades serão concentradas na Praça Ramez Tebet, onde os profissionais estarão orientando as pessoas sobre os riscos da doença e distribuindo preservativos e panfletos.

Susie Donera explica que o programa atua no sentido de orientar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, bem como as hepatites virais. Ela destaca que existem dois setores importantes dentro do programa, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE).

Os exames para detectar as doenças são realizados no CTA e o resultado demora em torno de 20 dias. As pessoas interessadas em fazer os exames, podem procurar o programa que fica na Rua Darcy Pio, 599 no
Bairro Santos Dumont.