Veículos de Comunicação

Coronavírus

Capital espera novas doses para darcontinuidade na vacinação

Novo cronograma de imunização dependerá da chegada de novas doses da vacina, prevista para próxima semana

Campo Grande recebeu até o momento, 51,9 mil doses da vacina contra o novo Coronavírus - Isabelly Melo/CBN
Campo Grande recebeu até o momento, 51,9 mil doses da vacina contra o novo Coronavírus - Isabelly Melo/CBN

Aquantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que Campo Grande tem disponível não é suficiente para imunizar 100% das pessoas que integram a primeira fase do Plano Nacional de Imunização (PNI). A afirmação é do secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, durante entrevista à Rádio CBN Campo Grande,  emissora que integra o Grupo RCN de Comunicação. 

Segundo ele, a falta de previsão e informações sobre as próximas doses preocupam ainda mais, em meio ao atual cenário. “Isso tem sido um grande problema, porque o Ministério da Saúde ainda não informou quando vai mandar vacina, qual tipo, nem quantas serão enviadas. Informações necessárias para lançarmos um novo calendário”, afirmou o secretário, ressaltando ainda que, esses dados estão sendo passados, geralmente, de um dia para o outro. 

No total, a Capital recebeu, até o momento, 51,9 mil doses dos imunizantes, segundo os dados do vacinômetro.  Cerca de 26.800 no primeiro lote, 9,7 mil no segundo, 3,6 mil no terceiro e 11,6 mil no quarto e último lote recebido, conforme as informações divulgadas pelo secretário. No entanto, 34 mil são da primeira dose e outros 17 mil são da segunda. “Com a quantidade de doses, nós vacinamos em torno de 50% dos trabalhadores da saúde até agora, com a primeira dose, ou seja, 50% ainda não receberam essa primeira dose. Do total de idosos, temos reservadas vacinas para imunizar toda a faixa etária acima de 80 anos. Faltam os de 75 a 80. O que totaliza, aproximadamente, 20 mil pessoas as quais, por enquanto, ficam sem a primeira dose”, explica o secretário. 

Na próxima semana, está prevista a segunda dose das vacinas para as primeiras pessoas imunizadas em Campo Grande. O Estado espera receber novo lote do imunizante até a próxima terça-feira (23).