Veículos de Comunicação

Prevenção

Casos de febre amarela em SP deixa moradores de Três Lagoas em alerta

Preocupação se dá principalmente no período de carnaval em que muitas pessoas viajam para outros estados

https://youtube.com/watch?v=5vJ2O6IDN-c

Casos confirmados de febre amarela nos estados de São Paulo e também no Paraná, já deixam os moradores de Três Lagoas em alerta. Principalmente no período que antecede o carnaval, já que muitas pessoas viajam para as regiões Sul e Sudeste do país, onde o vírus da doença está circulando, segundo o Ministério da Saúde.

O estado de São Paulo registrou 36 casos confirmados de febre amarela silvestre somente neste ano e nove pessoas morreram vítimas da  doença. Em Três Lagoas não houve caso suspeito registrado pelo setor da Saúde em 2019, mas requer atenção quanto às vacinas nos postos de saúde.

Todos os casos notificados até agora no país são de febre amarela silvestre. Segundo o Ministério da Saúde há mais de 70 anos que o Brasil não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti/

A imunização é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade. Pacientes portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina. Não há indicação para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e é uma única dose pela vida toda.

Quem ainda não se vacinou ou tem dúvidas, pode procurar um posto de saúde, no município.

A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, explica que há mais de mil doses disponíveis para os moradores.

Confira a reportagem: