Veículos de Comunicação

10

Cigarro e álcool são fatores de risco chave no câncer de intestino, indica estudo

Um novo estudo global liderado por pesquisadores australianos indica que alguns elementos do estilo de vida, particularmente o consumo de álcool e o hábito de fumar, são fatores de risco importantes para câncer de intestino.

Os autores destacam que cerca de um milhão de novos casos de câncer colorretal são diagnosticados todos os anos e ele mata 500 mil pessoas em todo o mundo. E os principais fatores de risco conhecidos são a idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, história pessoal de outro câncer, dieta rica em gordura e carne vermelha, obesidade e sedentarismo.

Revisando mais de 100 estudos sobre os fatores de risco para a doença, a equipe de pesquisadores descobriu que pessoas que consomem as maiores quantidade de álcool (equivalente a mais de sete doses por semana) têm 60% maior risco de desenvolver o câncer, comparadas àquelas que não bebem. E o cigarro, a obesidade e o diabetes estariam associados a 20% mais chances de desenvolver câncer no intestino – o mesmo risco associado ao consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas.

De acordo com a líder do estudo, Rachel Huxley, professora associada do George Institute, na Austrália, o achado mais surpreendente do estudo foi "a forte e, em grande parte, desconhecida associação entre a grande ingestão de bebidas alcoólicas com o risco de câncer colorretal". Ela destaca que muitos sabem dos riscos da obesidade e dos maus hábitos alimentares, mas o papel do cigarro, do álcool e do diabetes na doença ainda é desconhecido.