Veículos de Comunicação

Mudanças

Clínica da Criança passa a funcionar como Pronto Atendimento 24h a partir de 2ª-feira

Medida é para desafogar a UPA que atende toda a demanda de pacientes com síndromes gripais, suspeitos e confirmados de casos de Covid-19

Local vai atender todas as demandas, exceto casos suspeitos ou confirmados de síndromes gripais e Covid-19 - Arquivo/JP
Local vai atender todas as demandas, exceto casos suspeitos ou confirmados de síndromes gripais e Covid-19 - Arquivo/JP

A montagem e adequação da estrutura da Clínica da Criança segue para reta final a fim de se tornar um Pronto Atendimento 24h temporário em apoio à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e deve entrar em funcionamento, na segunda-feira (5), conforme anunciou a Secretaria Municipal de Saúde. 

A nova Unidade de Pronto Atendimento que estará na estrutura física da Clínica da Criança de forma temporária prestará, principalmente, os atendimentos clínicos caracterizados como urgência e emergência, exceto: síndromes gripais e casos confirmados de Covid-19.

Os atendimentos que são elegíveis para Unidade de Pronto Atendimento 24 horas são:

• Febre alta, acima de 39ºC;
• Fraturas e cortes com pouco sangramento;
• Infarto e derrame;
• Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
• Cólicas renais;
• Crises Convulsivas;
• Dores fortes no peito;
• Vômito constante.

Inicialmente, a composição da unidade para os atendimentos será estruturada contendo:
4 unidades de observação feminina (leito);
4 unidades de observação masculina (leito);
3 unidades de observação pediátrica (leitos);
1 leito de emergência, poltronas para medicação e observação.

Os atendimentos de urgência e emergência provenientes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), neste primeiro momento, serão atendidos na UPA 24 horas, até que os fluxos destes atendimentos sejam absorvidos pela outra Unidade de Pronto Atendimento (Clínica da Criança).

UPA 24 HORAS

A UPA 24 horas atenderá toda a demanda de pacientes com síndromes gripais, suspeitos e confirmados de casos de Covid-19. Contará com estrutura para atendimentos de casos leves, moderados e grave da doença.

O local foi escolhido para o atendimento de Covid-19, pois já possuí – e foi ampliada – a rede de oxigênio (reservatório e canalização), aumentando também números de ventiladores mecânicos, monitores multiparâmetros, leitos, poltronas e materiais para assistência ventilatória, com potencial para aumentar este suporte de acordo com a necessidade.

Segundo a secretária da pasta, Elaine Furio, “este fluxo e adaptações das unidades é extremamente necessário neste momento, visto que o número de casos de Covid-19 está alto, e com essas medidas auxiliaremos na assistência de pacientes que necessitam de leitos de assistência médica”, finalizou.