Veículos de Comunicação

Capital

Doações de sangue podem ser feitas normalmente durante "feriadão”

Hemosul alerta para importância da manutenção dos estoques durante este período

Hemosul alerta para importância da manutenção dos estoques durante este período - Foto: Isabelly Melo
Hemosul alerta para importância da manutenção dos estoques durante este período - Foto: Isabelly Melo

O Hemosul funciona normalmente durante esta semana, que vai do dia 22 ao 28 de março, em que vigoram medidas restritivas determinadas pela prefeitura de Campo Grande e pelo Governo do Estado.

O hemocentro reforça que a contribuição da população é fundamental neste momento para a manutenção dos estoques de sangue e abastecimento da rede de saúde. “Nesse período é imprescindível que os doadores continuem vindo fazer as doações. É um momento bastante complicado, temos a pandemia batendo recordes todos os dias, temos a dengue que também está em alta, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias. Nós precisamos dessa rede de solidariedade unida e com força total para continuarmos ajudando a salvar vidas” explica a Coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Orientações

É importante que o doador agende seu horário pelos telefones (67) 3312-1516 3312-1529 / (67) 99298-6316 whatsapp, para evitar aglomerações e gerenciar o fluxo de pessoas.

O Hemosul segue adotando as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do MS com foco em prevenir a disseminação do vírus, como reforço das rotinas de limpeza e desinfecção das áreas comuns, aumento do espaço entre as cadeiras da sala de espera e da sala de coleta e obrigatoriedade do uso de máscara.

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem doar

Em casos leves, a doação de sangue pode ser feita após 30 dias da finalização dos sintomas. Em casos moderados/graves, a pessoa deve aguardar seis meses para passar pela avaliação da triagem clínica. Quem teve contato com casos confirmados deve esperar 15 dias.

Após tomar vacina

Pessoas que recebem a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização. Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.

(Com informações da Assessoria do Hemosul)