Veículos de Comunicação

CBN Saúde

Dores de cabeça atingem 30 milhões de brasileiros

Neurologista reforça que exercícios físicos ajudam no tratamento

Conforme especialista, 10% das consultas nas unidades básicas de saúde são por queixa de dor de cabeça - Foto: Engin Akyurt/Unsplash/Divulgação
Conforme especialista, 10% das consultas nas unidades básicas de saúde são por queixa de dor de cabeça - Foto: Engin Akyurt/Unsplash/Divulgação

Durante entrevista ao quadro CBN saúde, o neurologista Nilson Moro Júnior falou sobre as causas mais comuns das enxaquecas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o problema atinge 15% dos brasileiros. Cerca de 30 milhões de pessoas relataram dores de cabeça de intensidade variável.

O médico explica que uma das principais causas está relacionada a tensão muscular. Outra causa muito comum é genética. “De cada dez pessoas, pelo menos nove vão ter dor de cabeça em algum momento da vida. Hoje 10% das consultas nas unidades básicas de saúde são por queixa de dor de cabeça”, ressalta.

Ainda de acordo com o neurologista, o sinal de alerta pode aparecer quando a dor de cabeça vem atrelada a outro sintoma como febre alta, pescoço duro e dificuldade de mexer o braço. “As melhores respostas para a enxaqueca que tem cunho genético, estão relacionadas a qualidade de vida.

"Se eu durmo bem, me alimento nos horários corretos e faço atividade física é suficiente para diminuir a frequência da dor de cabeça”, explica o neurologista. Assista a entrevista na íntegra.