Veículos de Comunicação

10

Erechim monitora 15 casos de gripe suína

A Vigilância Sanitária de Erechim (RS) monitora 15 casos de pacientes com a nova gripe. Segundo o diretor do órgão, Rafael Martins Ayub, todos estão em isolamento domiciliar. Seis deles foram confirmados – cinco por vínculos epidemiológico e um por exame laboratorial. Outras seis pessoas já receberam alta médica.


A única vítima da doença no país morava na cidade de Erechim. Trata-se de um  caminhoneiro de 29 anos, que, segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, estava internado em Passo Fundo (RS) e morreu no sábado (27). Ele tinha viajado para a Argentina e depois ficou internado cerca de dez dias.


Ayub disse que amostras de tecido pulmonar do caminhoneiro foram coletadas, com autorização da família, para análise laboratorial. "O objetivo é saber como o vírus Influenza (H1N1) age no pulmão da pessoa infectada. Também foram coletadas amostras de sangue para análise de hantavírus e leptospirose."


Ele acredita que a morte do caminhoneiro pode estar associada a algum outro tipo de doença, mas essa hipótese ainda está sendo analisada. "Só poderemos ter mais certeza disso após os exames ficarem prontos, o que deve acontecer após cerca de 30 dias da morte do paciente", afirmou o diretor da Vigilânca Sanitária.