Veículos de Comunicação

Serviço

Hemosul orienta população sobre doação de sangue na pandemia

Quem teve covid-19 deve esperar de 30 dias a seis meses para realizar procedimento dependendo da situação

Tipos (O-) e (O+) são os que mais estão em falta nas unidades - Foto: Reprodução Internet
Tipos (O-) e (O+) são os que mais estão em falta nas unidades - Foto: Reprodução Internet

Com baixa no estoque por conta das folgas de fim de ano, o Hemosul-MS solicita aos voluntários que façam doações, principalmente de sangue do tipo (O-) e (O+), durante o período de recesso. Nesta época é comum o aumento da demanda nos hemocentros de todo o Estado e o órgão orienta que é necessário seguir os pré-requisitos básicos para doação, principalmente nos casos de pacientes que tiveram a covid-19.   

Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande nesta quarta-feira (30), a gerente de relações públicas da Rede Hemosul-MS, Mayra Franceschi, alertou que a doação de sangue de pessoas que tiveram covid-19 de forma moderada pode ocorrer após 30 dias e com a confirmação da cura. “Nesse caso a pessoa deve estar sem sintomas, agora em situações onde o paciente teve um quadro grave de coronavírus, e que ficou hospitalizado ou teve intubação e algum tipo de ação invasiva no organismo, apenas seis meses depois para doar”, explicou.

Mesmo com diversas campanhas e ações, as doações de sangue caíram cerca de 40% ao longo deste ano. Para manutenção do estoque estratégico o Hemosul precisa receber uma média de 150 a 180 doações diárias. Vale lembrar que além da demanda espontânea o Hemosul está agendando horário e reforçando os cuidados durante a pandemia. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. Informações sobre as unidades de coleta dos municípios do interior podem ser conferidas no site hemosul.gov.ms.br. 

O Hemosul Coordenador de Campo Grande, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, fecha na quinta (31) e na sexta-feira (01). O atendimento retorna no sábado (02), das 7h às 12h, e volta a ser fechado no domingo (03). Na segunda-feira (04) o serviço será normal, das 7h às 17h. Desse mesmo modo funcionará a unidade de Três Lagoas. Já nas demais unidades do interior o atendimento será até quarta-feira (30) com retorno na segunda-feira (04).