Veículos de Comunicação

Estoque Baixo

Hemosul registra queda nas doações de sangue devido à pandemia da Covid-19

2021 começou com queda de 20% no estoque de bolsas de sangue e plaquetas no Hemosul de Três Lagoas

Voluntários podem doar sangue até quatro vezes ao ano - Divulgação
Voluntários podem doar sangue até quatro vezes ao ano - Divulgação

Preocupados com os níveis dos estoques de sangue e de hemoderivados, as unidades do hemosul, estão tentando sensibilizar a população para a importância da doação de sangue. A queda nas doações é habitual no início de ano, durante as férias de verão, mas neste ano foi potencializada pelas mudanças comportamentais impostas pela pandemia da Covid-19 que desde o ano passado, tem afastado muitos doadores. 

Em Três Lagoas, a redução acompanha os índices de Mato Grosso do Sul, com uma redução de 20% nas doações, até o momento. “Nós temos intensificado as convocações para que as pessoas apareçam e façam suas doações, pois a doença não espera, as cirurgias continuam e aumentou a necessidade de bolsas de sangue nos hospitais”, explicou Jaqueline Amália Rovari, assistente social do hemosul. Dados do último balanço estadual, que comparou os números de 2019 e 2020, mostrou uma redução de 40% nas doações do ano passado. Foram cinco mil bolsas de sangue a menos em Mato Grosso do Sul. 

Por sorte, não houve desabastecimento, por conta da adoção de medidas preventivas, como a suspensão temporária de cirurgias eletivas. Mas a preocupação com a queda nos estoques ainda é grande. “Quem doa pode salvar de uma a quatro vidas, pois do sangue total, também são retirados outros componentes como hemácias, plaquetas e plasma”, explicou Jaqueline.

Segurança
O Ministério da Saúde garante que os postos de coleta de todo o país estão preparados para receber doadores com segurança, sem aglomerações, e em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias. O atendimento também pode ser pré-agendado, pelo telefone (67) 3522-7959. 

Para doar, o candidato tem que ter entre 16 e 69 anos de idade – menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis. O voluntário deve pesar mais que 50 kg e apresentar-se munido de documento oficial com foto. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. Cada voluntário pode doar sangue até quatro vezes ao ano, no caso de homens, e três vezes caso se trate de uma mulher, com intervalos mínimos de, respectivamente, dois e três meses. Quem foi diagnosticado com Covid-19 precisa aguardar 90 dias após o tratamento para fazer sua doação.