Veículos de Comunicação

Escassez

Mais de 4,4 mil três-lagoenses aguardam pela 2ª dose da CoronaVac

Lote com 13,3 mil doses da vacina devem chegar neste sábado em MS e repasse ao interior deve ocorrer ainda no fim de semana

Lote com 13,3 mil doses da vacina devem chegar neste sábado em MS e repasse ao interior deve ocorrer ainda no fim de semana - Divulgação
Lote com 13,3 mil doses da vacina devem chegar neste sábado em MS e repasse ao interior deve ocorrer ainda no fim de semana - Divulgação

Levantamento feito pelo Governo do Estado e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (6) revela que 4.425 moradores de Três Lagoas receberam a primeria dose da vacina CoronaVac, porém não foram imunizados com a segunda dose após o período de intervalo necessário. Em todo o Estado, são mais de 128 pessoas nessa mesma situação.

A Secretaria de Estado de Saúde tem orientado os municípios a aplicar as doses mediantes as determinações do ministério da Saúde. Desde a 8ª remessa – em março – o Ministério da Saúde determinou que fosse utilizado a reserva de doses para D2 para aplicar a D1, uma vez que havia previsão do envio regular e crescente de doses da Coronavac e Oxford. Com a redução da produção da vacina coronavac, ocorreu a redução das remessas aos Estados.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que a orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a Covid-19.

Expectativa

Mato Grosso do Sul deve receber neste sábado (8) um novo lote de vacina a contra Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde e serão distribuídas para que os municípios possam realizar a aplicação da segunda dose do imunizante naquelas pessoas que estão aguardando para completar o esquema vacinal.

“Aguardamos com muita expectativa essa nova remessa da coronavac. O atraso na importação do insumo para fabricação da coronavac ocasionou na falta de vacinas para aplicar a segunda dose. Com a retomada dos envios, vamos conseguir imunizar a nossa população”, disse Resende.

O 19º lote é composto por 13.300 doses da vacina da Coronavac. A remessa faz parte do carregamento de 1 milhão de doses  entregue pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6.5).

Outra expectativa envolve a vacina da Pfizer. O Estado aguarda o recebimento de um lote de 14.040 doses na segunda-feira (10) e que serão enviadas aos 79 municípios.