Veículos de Comunicação

10

MS registra 11,5 mil casos de dengue até o mês de junho

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, no próximo verão existe a preocupação da circulação dos tipos 1 e 2

Mato Grosso do Sul registrou 11.575 casos de dengue do início do ano até a última sexta-feira, de acordo com levantamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Dos 78 municípios do Estado, 14 não registraram nenhuma notificação.

Em 2007, Mato Grosso do Sul enfrentou uma epidemia de dengue e foram registradas 75.173 notificações, a maioria do tipo 3.


Após campanhas de conscientização, e trabalho intensivo para combate do mosquito Aedes Aegypti, houve queda de 93,11% de casos notificados em 2008, quando foram registrados 5.175 casos.


Para a campanha Verão 2010, o Governo do Estado deve investir pelo menos R$ 1 milhão no enfrentamento da doença. A verba será aplicada em capacitação de agentes de saúde, campanha publicitária, distribuição de larvicidas, bombas costais e compra de veículos.


Enfermeiros e médicos também serão “reciclados”, ou seja, capacitados para o enfrentamento à doença.


De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, no próximo verão existe a preocupação da circulação dos tipos 1 e 2, que podem atingir, principalmente, as crianças.


Outra novidade que o governo prepara é a confecção e distribuição de material que vai auxiliar na realização da “Prova de Laço” – uma das formas de identificar se a pessoa tem ou não dengue. A prova é indicada em todos os casos com suspeita da doença.

Todo o material para a campanha “Verão 2010” deve ser entregue em agosto durante a reunião da CIB (Comissão Intersetorial Bipartite), que reúne representantes de todos os municípios do Estado.