Veículos de Comunicação

10

Musculação para Adolescentes

Essa prática incorreta pode provocar lesões e até mesmo prejudicar o crescimento

Em busca da beleza física e do corpo bem definido a procura de adolescentes pelas academias é cada dia maior. O alvo principal dos jovens é a musculação! Os especialistas não condenam a prática, mas alertam: o programa de exercícios com peso deve ser feito somente com a orientação profissional e a carga adequada a cada idade. A supervisão rígida durante o treino é muito importante, por isso é indicado ter um personal trainer que  garanta a qualidade e a eficácia de cada exercício realizado. Infelizmente é muito comum o adolescente do sexo masculino querer ficar cada vez mais forte, desenvolver braços e pernas, e por isso aumenta por conta própria a carga dos exercícios ou utiliza aparelhos que não são adequados a sua idade ou tipo físico. Essa prática incorreta pode provocar lesões e até mesmo prejudicar o crescimento e comprometer a atividade física futura.

Entre os especialistas ainda não há o consenso de qual a idade ideal para se iniciar a musculação, mas a maioria recomenda a fase pós-puberdade: meninas depois da primeira menstruação (12 a 14 anos) e meninos após o estirão de crescimento (15 a 16 anos).

Mas atenção, antes de iniciar o treinamento, é preciso uma avaliação médica para medir o nível correto de maturação física de cada adolescente. O indicado é fazer musculação 30 a 40 minutos, três vezes por semana.

Vantagens da atividade física infanto-juvenil

Quem pratica algum tipo de esporte, como natação,  desde a infância previne a obesidade, diabetes, hipertensão e o stress, além de elevar a auto-estima e contribuir para o desenvolvimento dos ossos.

Exercícios indicados conforme a faixa etária:

A partir dos 6 meses: natação e atividades de recreação (como jogos com elementos lúdicos)

A partir de 5 anos: natação, balé e atividades de recreação

A partir de 8 anos: basquete, vôlei, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais e atividades de recreação

A partir de 10 anos: todas as atividades anteriores e corrida leve (atletismo e circuitos)

Pós-puberdade: todas as anteriores, Pilates, RPG e exercícios com pesos como musculação (leve)