Veículos de Comunicação

Efeito Corona

'Não chegamos na fase exponencial da doença', alerta médica

Restrições foram fundamentais para curva do coronavírus ser lenta até o momento

A Secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou o registro de mais quatro exames de coronavírus, causador da Covid-19, deram positivos em Mato Grosso do Sul, elevando para 48 os casos confirmados da doença no Estado. A primeira morte causada pela doença em Mato Grosso do Sul ocorreu nesta terça-feira (31).

A pasta informou também que monitora outros 38 casos suspeitos. 

Dos casos novos, um é de Campo Grande, uma mulher de 38 anos, notificada em 30 de março e teve contato com caso confirmado. Um é de Alcinópolis, um homem de 24 anos, que regressou recentemente da Irlanda. Dois são de Nova Andradina e notificados em 28 de março. Um homem de 35 anos e uma mulher de 22 anos. Ambos tiveram contato com caso confirmado.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 554 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 457 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e onze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 38 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para a Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Os resultados ficam protos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A secretaria publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus diariamente, com dados repassados ao Ministério da Saúde.