Veículos de Comunicação

Alerta

Novo golpe sobre cadastro de vacinação é usado para clonar número de médicos

Golpistas se passam por servidores da Vigilância Sanitária de Três Lagoas

Golpistas se passam por servidores da Vigilância Sanitária de Três Lagoas - Divulgação
Golpistas se passam por servidores da Vigilância Sanitária de Três Lagoas - Divulgação

Um novo golpe tem levantado o alerta da Saúde, em Três Lagoas, e está voltado à profisisonais da área. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, emitou uma nota para que a população fique atenta para mais uma fake news que está chegando em médicos e dentistas sobre cadastro de vacinas. O golpe pega dados para clonar o celular.

Segundo nota do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), supostos representantes da vigilância sanitária ligam no consultório, confirmando dados do profissional e enviam um código que possibilita a clonagem, dizendo que é o protocolo de atendimento. Ao informar o código, o número é clonado.

O diretor da Vigilância Sanitária de Três Lagoas, Cristovam Bazan, confirmou que se trata de golpistas se passando pela unidade alegando possível irregularidade nos consultórios ou mentem integrar o Centro Nacional de Vacinação para falso cadastro. "Orientamos aos profissionais que receberem qualquer tipo de mensagem com esta procedência que bloqueiem o número e se possível façam boletim de ocorrência, pois trata-se de golpe", disse.

O CRO-MS solicitou atenção aos profissionais e recomendou fazer autenticação em dois fatores para reforçar a segurança.