Veículos de Comunicação

10

Onze Estados têm umidade perigosamente baixa hoje

A previsão é de que o índice não passe dos 12% até sábado no Centro-Oeste, ficando na faixa considerada prejudicial à saúde

Onze Estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste devem continuar a registrar baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira. Nos próximos dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Rondônia, Maranhão, Bahia e Piauí terão índices perigososamente baixos, com umidade relativa abaixo de 30%.

A previsão é de que o índice não passe dos 12% até sábado no Centro-Oeste, ficando na faixa considerada prejudicial à saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A condição deve melhorar no domingo, influenciada por uma frente fria que vai passar pelo litoral do Sudeste. Segundo a Climatempo, a umidade deve variar entre 20% e 30% na semana que vem.

A meteorologista Camila Ramos, da Climatempo, ressalta que os números resultam do clima da região nesta época do ano. "O ar seco é uma característica de grande parte do Centro-Oeste no inverno e ele impede a chegada de frentes frias", diz Camila. A falta de umidade facilita a ocorrência de incêndios.

De acordo com a meteorologista, o índice mais alto registrado nos últimos 15 dias para o período da tarde foi de 25%. Na terça e na quarta, a umidade relativa do ar chegou a 7%, a mais baixa do ano.

A OMS classifica a umidade relativa do ar inferior a 30% como estado de atenção. Entre 20% e 12%, a situação é considerada estado de alerta e abaixo de 12%, alerta máximo. A faixa dos 20% provoca problemas respiratórios, secura na garganta, no nariz, olhos e pele.