Veículos de Comunicação

Falta Empatia

População descumpre decreto e número de óbitos por covid aumenta

Medidas restritivas não intimidam e 44 óbitos por coronavírus foram confirmados nos dois primeiros dias da semana

- Foto: Saul Schramm
- Foto: Saul Schramm

Na live realizada pela da Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda-feira (15), o secretário de saúde, Geraldo Resende falou que em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, houve diversas aglomerações de pessoas que teimam em descumprir o decreto. Nesta semana epidemiológica, 44 óbitos foram registrados, 30 no domingo e 14 nesta segunda-feira.

Conforme o secretário, 10 novos leitos pata Três Lagoas, Ponta Porã 10, Dourados 15, sendo 10 no Hospital Universitário da cidade e 5 no Hospital Santa Rita, devem ser abertos nesta semana. Média de 945 casos novos registrados por dia. Taxa de letalidade de 1,8% para 1,9%. 626 mil casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia. 536 novos casos de ontem para hoje.

Na fala de Geraldo Resende fica clara a indignação em relação a falta de empatia das pessoas que descumprem o decreto. “Tivemos 182 internações em apenas um dia, isso é muito grave. Taxa de ocupação de leitos, Dourados 93%, Tres Lagoas cm 73% e Corumbá com 105% de ocupação, onde há pacientes em leitos improvisados, realidade triste”, afirmou.

Ainda nesta semana o secretári deve encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE), um documento para que haja mais transparência nos dados de covid-19 em todo o estado.