Veículos de Comunicação

10

População deve estar atenta com animais peçonhentos

As picadas de animais peçonhentos podem trazer sérias conseqüências à saúde

Com o aumento do volume de chuvas em Mato Grosso do Sul há também o crescimento de aparições do número de animais peçonhentos: escorpiões, aranhas, cobras, lacraias e alguns tipos de lagartas. Isso acontece porque o acúmulo de água deixa esses animais desalojados, então, eles costumam entrar nas casas em busca de abrigo e comida. Assim, a população precisa ficar alerta.

Entre os cuidados a serem tomados como forma de prevenção podem-se citar: manter a grama cortada, evitar entulho de materiais de construção, evitar restos de madeiras no quintal, impedir frestas em paredes e fechar ralo de banheiros e cozinhas. Outra recomendação é evitar sapato no chão e sacudir roupas que ficam fora do guarda-roupa e toalhas estendidas em banheiros, pois estes locais podem ser usados como esconderijos desses animais.

De acordo com dados do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), em 2008 foram atendidos 1.571 casos de intoxicação em humanos e um em animal. Neste ano, somente no primeiro semestre, o registro de casos de intoxicação humana chegou a 781 atendimentos e os de intoxicação animal subiu para cinco.

As picadas de animais peçonhentos podem trazer sérias conseqüências à saúde.