Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Procura de vacinas H1N1 aumenta na rede privada

Corrida por imunização cresce após a 4ª morte na cidade; estoque zera em postinhos

Com a quantidade de vítimas do vírus H1N1 em Três Lagoas começou uma corrida às clínicas particulares que têm a vacina. Pessoas têm feito fila em busca da dose, que custa R$ 140. A Influenza A, doença causada pelo vírus, matou quatro  pessoas no município neste ano e 17 estão em tratamento. “Ainda há estoque, mas a demanda cresceu desde a primeira morte, na cidade, em abril”, disse a atendente da única clínica particular que possui a vacina em Três Lagoas.

A procura é, na maioria dos casos, por pessoas que não fazem parte de nenhum dos chamados grupos prioritários e que querem estar imunizadas durante o Inverno. A rede pública só vacina integrantes dos grupos durante a campanha, que começou dia 10 de abril e termina em 31 de maio.

A vacina ofertada pela rede privada é do tipo tetravalente que, além de proteger dos vírus H1N1 e H3N2, também imuniza contra Influenza B e contra uma segunda cepa da Influenza B. Na rede pública, a vacina disponível é do tipo trivalente e tem um vírus a menos do tipo Influenza B.

ZERADO
O estoque das vacinas zerou em todas as unidades de saúde de Três Lagoas, nesta quarta-feira (8). A previsão é que nova remessa chegue na quarta-feira.