Veículos de Comunicação

10

PSF de Santa Rita é entregue à população

A prefeita Simone Tebet, acompanhada da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula, secretária de Saúde, Elenir Neves de Carvalho, e maioria dos secretários municipais, inaugurou as obras de adaptação e re

A prefeita Simone Tebet, acompanhada da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula, secretária de Saúde, Elenir Neves de Carvalho, e maioria dos secretários municipais, inaugurou as obras de adaptação e reforma do prédio da Estratégia de Saúde da Família, no bairro Santa Rita, na rua João Dantas Filgueiras, na manhã de hoje (20).
Estavam também presentes o presidente da Câmara Municipal, Fernando Milan Amici e o vereador Jorge Augusto Martinho.
Para a adaptação e reforma do prédio, o Município investiu R$ 42.480,47, de recursos próprios, em mais esta unidade de saúde, que irá atender uma população estimada de 1.530 famílias, o correspondente a 6.460 pessoas, moradoras nos bairros de Santa Rita, Vila Zucão, Jardim Brasília, Jardim dos Ipês, Nossa Senhora das Graças e parte do bairro nossa Senhora Aparecida.
Como é um posto de atendimento da Estratégia de Saúde da Família, a equipe irá trabalhar com famílias cadastradas e em área previamente definida, conforme explicou a secretária de Saúde. Nesta unidade, além do serviço básico, que existe em toda a Unidade Básica de Saúde (UBS), estará funcionando consultório e gabinete odontológico e ainda um pólo de fisioterapia, informou Elenir.
Nos quase 200 metros quadrados de área construída, foram realizados serviços de adaptação do prédio, pintura geral, substituição do piso e revestimentos, reparos e substituição das instalações elétricas e hidráulicas, reforma dos sanitários e ainda reparos na cobertura.
Na parte de estrutura funcional, a nova unidade de Saúde da Família possui salas de recepção, administração, coleta, curativos e fisioterapia, copa, dois consultórios médicos, gabinete odontológico, copa e sanitários feminino e masculino e um outro, adaptado para portadores de necessidades especiais.
Como nas demais unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), são as equipes de Agentes Comunitários de Saúde, ao visitar periodicamente as casas, que irão detectar as necessidades básicas da população e tomar medidas educativas e preventivas de saúde, conforme explicou Elenir.
“Nessas ações, os agentes comunitários de saúde estarão atentos à saúde bucal, diabetes e hipertensão, entre outras ações”, resumiu.
Hoje, o município conta com oito equipes da Estratégia de Saúde da Família, que cobrem 35% da Cidade. “Nossa meta é atingirmos 22 equipes para chegarmos a 85% de cobertura, ainda neste ano, e até 100% da área de abrangência até o final da atual administração”, anunciou. Essa meta “será possível, após a homologação do novo concurso público da Saúde, em agosto”, disse.
O posto da ESF de Santa Rita contará com duas equipes de agentes comunitários de saúde, duas equipes de saúde bucal, dois médicos, dois dentistas, dois enfermeiros, um fisioterapeuta e uma equipe técnica-administrativa.