Veículos de Comunicação

10

Samu não contará com serviço de motolância

Saúde devolveu duas motocicletas, uma para o Ministério da Saúde, e outra para Dourados

Alegando questões de estratégias, e inviabilidade para a implantação do serviço de motolância no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde devolveu duas motocicletas, uma para o Ministério da Saúde, e outra para Dourados. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Jeremias, essas motocicletas não teriam serventias para Três Lagoas.

“As motocicletas não teriam serventias para o município, são ineficácias para o atendimento que o Samu presta”, afirmou o secretário de Saúde, ressaltando que a devolução aconteceu dentro da legalidade.

Por sua vez, o vereador Jorge Martinho (PMDB), que foi o responsável por ter conseguido as motocicletas para Três Lagoas, na época em que era Secretário de Saúde, disse ao Jornal do Povo, que as motocicletas seriam interessantes, porque dariam maior agilidade ao serviço do Samu. “Em algumas situações não teria a necessidade de descolar as ambulâncias, as motocicletas poderiam anteceder a chegada das ambulâncias, e evitar gastos, além de reduzir o tempo resposta às chama”, justificou o vereador.

Martinho informou que o gasto com o deslocamento de uma ambulância até o local do atendimento é de aproximadamente R$ 200. Outra situação apontada pelo vereador é que em determinadas ocorrências o atendimento de primeiros socorros já seria suficiente. “Às vezes a pessoa cai de bicicleta e sofre pequenas escoriações, não teria a necessidade de deslocar uma ambulância”, exemplificou.

Todavia, o secretário de saúde disse que o médico regulador do Samu analisa quando existe a necessidade do deslocamento de uma viatura. “Dependendo da situação não existe nem a necessidade em deslocar a viatura”, justificou, alegando que é um risco colocar os profissionais do Samu para prestar esse tipo de atendimento. “Eles podem sofrer acidentes, isso é colocar a vida dos profissionais em risco. São vários fatores que analisamos para devolver as motocicletas”, complementou.

Apesar da devolução das duas motocicletas, Sérgio Jeremias informou que Três Lagoas está prestes a receber mais uma ambulância do Ministério da Saúde. “O termo de doação já foi assinado, só estamos aguardando os tramites legais para receber o veículo”, ressaltou.