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Saúde lança campanha de esclarecimento sobre Influenza A

Campanha entra no ar nas emissoras de TV, rádio e jornais

A partir de hoje, 20 de julho, entra no ar nas emissoras de TV e de rádio e jornais a nova etapa da campanha do Ministério da Saúde para reforçar, junto à população, a comunicação sobre Influenza A (H1N1).

Foram produzidos filmes e spots com informações que esclarecem as formas de contágio, de transmissão e de tratamento da doença. Manter os brasileiros bem informados sobre a nova gripe tem sido uma das preocupações do Ministério, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a disseminação global do vírus causador da doença. O investimento nesta etapa da campanha estimado é de R$ 5 milhões.

A nova campanha atende às necessidades de informação identificadas em pesquisa realizada entre os dias 4 e 6 de julho, quando foram entrevistados 802 brasileiros. Os resultados do levantamento demonstram o bom nível de informação do brasileiro sobre o vírus.

As conclusões indicam que 66% dos entrevistados conhecem os sintomas da gripe A (H1N1) e que 75% já viu alguma propaganda sobre a doença. Outros 67% avaliaram de forma positiva a comunicação coordenada pelo MS sobre o tema. As demandas feitas pelos entrevistados em citação espontânea revelaram que as dúvidas mais recorrentes são sobre contágio (15%), sintomas (15%) e prevenção (13%).

 POSTO DE SAÚDE

A campanha intitulada “Tire suas dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)” tem como protagonista o Doutor Bactéria que explica, em linguagem simples, por exemplo, como se pega a nova gripe e quando se deve procurar atendimento médico. Além disso, as peças orientam o cidadão a não se automedicar e a procurar um posto de saúde ou seu médico de confiança caso a pessoa sinta os sintomas da nova gripe: febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar.  O país conta com 68 hospitais de referência que a rede pública possui em todos os Estados do país estão preparados para atender e tratar casos graves.

 Até o momento, o Ministério da Saúde fez cerca de 1 mil inserções na televisão sobre o tema, mais de 10 mil spots nas rádios de todo o país, fez ações específicas em grandes eventos, como a Parada Gay em São Paulo, e vem atuando nas redes sociais da Internet.