Veículos de Comunicação

Imunização

Sem doses da Coronavac, Três Lagoas suspende 2ª dose da vacinação

Município esperava receber 1,5 mil doses, mas recebeu apenas 620

Município esperava receber 1,5 mil doses, mas recebeu apenas 620 - Arquivo/JP
Município esperava receber 1,5 mil doses, mas recebeu apenas 620 - Arquivo/JP

Unidades de saúde de Três Lagoas estão desabastecidas da segunda dose da vacina Coronavac – imunizante contra o novo coronavírus – e, por isso, não estão vacinando os moradores que receberam a primeira dose há mais de 20 dias.

Segundo a Prefeitura, a falta de insumos para a produção da vacina Coronavac  pelo Instituto Butantã causou uma baixa na distribuição dos lotes em nível nacional. A Secretaria Estadual de Saúde anunciou recentemente que, devido a este impasse, Mato Grosso do Sul não recebeu a quantidade estimada de vacinas.

Com isso, as 79 cidades do Estado ficaram sem quantidade necessária da segunda dose da Coronavac esperada para esta semana.

No caso de Três Lagoas, a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, esclarece que chegaram apenas 620 doses, das 1,5 mil esperadas.

“Recebemos esta quantidade na semana passada para a aplicação da segunda dose e já se encontra em falta nas unidades. Queremos adiantar à população que o problema ocorre em todos os estados e a Prefeitura não interrompeu em nenhum momento as tratativas para aquisição de vacinas”, explicou.

Ainda de acordo com o anunciado do Governo Estadual, não há previsão para a chegada de mais lotes da segunda dose. Humberta ressalta que os lotes da primeira dose da Coronavac estão sendo recebidos conforme escalonamento do Estado.

Expectativa

Nesta quinta-feira (28) o Estado recebeu a 15ª remessa de vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca enviadas pelo Ministério da Saúde. O total de doses é de 66.950, sendo que somente 1,2 mil são Coronavac. utras 65.750 doses são Oxford.

O Estado ainda não informou quantas doses serão enviadas à Três Lagoas.