Veículos de Comunicação

Imunização Contra A Covid-19

Sem terminar 1° fase, não há previsão para chegada de novas doses, afirma secretário municipal

Segundo Dr. José Mauro, ainda não há nenhuma informação prévia acerca das próximas doses, para lançamento de novo cronograma

- Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande
- Foto: Prefeitura Municipal de Campo Grande

A quantidade de doses da vacina contra a Covid-19 que Campo Grande possui não é suficiente para imunizar 100% da população que integra a 1º fase do Plano Nacional de Imunização (PNI). A afirmação foi feita pelo secretário municipal de saúde, Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, à Rádio CBN Campo Grande.

Segundo ele, a falta de previsão e informações sobre as próximas doses preocupam ainda mais, em meio ao atual cenário. “Isso tem sido um grande problema, porque o Ministério da Saúde ainda não informou quando vai mandar vacina, qual tipo, nem quantas serão enviadas. Informações necessárias para lançarmos um novo calendário”, afirma o secretário, que ressaltou ainda que esses dados estão sendo passados, geralmente, de um dia para o outro.

No total, a Capital recebeu, até o momento, 51.934 doses dos imunizantes, segundo os dados do vacinômetro. Sendo cerca de 26.800 no primeiro lote, 9700 no segundo, 3.600 no terceiro e 11.600 no quarto e último lote recebido, conforme as informações divulgadas pelo secretário da SESAU. No entanto, 34 mil são da primeira dose e outros 17 mil são da segunda.

“Com a quantidade de doses, nós vacinamos em torno de 50% dos trabalhadores da saúde até agora, com a primeira dose, ou seja, 50% ainda não receberam essa primeira dose. Do total de idosos, temos reservadas vacinas para imunizar toda a faixa etária acima de 80 anos. Faltam os de 75 a 80. O que totaliza, aproximadamente, 20 mil pessoas que, por enquanto, ficarão sem a primeira dose”, explica o secretário.

Para a próxima semana, está prevista a distribuição da segunda dose das vacinas para as primeiras pessoas imunizadas em Campo Grande.