Veículos de Comunicação

Vacinação

SES envia imunizantes da Coronavac para 2ª dose na capital

Mais de duas mil doses da vacina serão aplicadas em grupos pré-estabelecidos em calendário municipal

SES já havia realizado um primeiro remanejamento de 7.300 doses no último dia (2) - Foto: Rafael-Serathiuk.Shutterstock
SES já havia realizado um primeiro remanejamento de 7.300 doses no último dia (2) - Foto: Rafael-Serathiuk.Shutterstock

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou novo remanejamento e enviou nesta sexta-feira (4) mais duas mil doses de Coronavac/Butantan para Campo Grande utilizar na aplicação da 2ª dose. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou que foi enviado ao Ministério da Saúde, um levantamento entregue por cada município sobre o número de doses de Coronavac que necessitavam para dar continuidade na imunização. 

“O Ministério da Saúde nos enviou o número de doses que solicitamos. Entretanto alguns municípios fizeram um subdimensionamento das pessoas que estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada. Por isso fizemos levantamento junto aos municípios para o remanejamento de doses não usadas para enviarmos aos que estão precisando”, disse.

Na quarta-feira (2), a SES já havia realizado um primeiro remanejamento de 7.300 doses, após consulta com os 79 municípios para saber quais já tinham zerado o déficit de D2 de Coronavac e ainda estavam com doses em estoque.

O estado recebeu um oficio da Secretaria de Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), no dia 21 de maio, solicitando o envio de mais doses da vacina Coronavac para completar o esquema vacinal das pessoas que estão com a segunda dose em atraso.

Campo Grande recebeu 44.870 doses da Coronavac para zerar a fila de doses em atraso. Entretanto, no oficio a Sesau alega que a quantidade foi subestimada, pois vacinaram população flutuante pertencentes de municípios vizinhos a Capital.

Com a remessa de hoje, a SES enviou 11.090 doses para Campo Grande zerar o déficit de D2 de Coronavac, somando com as 44.870 enviadas em 17 de maio. A Secretaria de Estado de Saúde já enviou ao todo para Campo Grande 238.824 doses de Coronavac.

A orientação do Ministério da Saúde é que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado, para se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a covid-19.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.246.024 pessoas, sendo 873.102 com a primeira dose e 372.922 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, o estado está entre os melhores do país, com desempenho significativo na vacinação. Aqui, 31,08% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 13.27% foram imunizados com a segunda dose.

 Informações da Assessoria