Veículos de Comunicação

Combate À Covid

“Sucessão de erros fez com que chegássemos onde estamos agora”, diz Mandetta

Ex-ministro da saúde classificou atuação do governo como “barbeiragem”

Mandetta analisa atual cenário da Covid-19, no dia em que a pandemia completa um ano. - Mandetta analisa atual cenário da Covid-19, no dia em que a pandemia completa um ano.
Mandetta analisa atual cenário da Covid-19, no dia em que a pandemia completa um ano. - Mandetta analisa atual cenário da Covid-19, no dia em que a pandemia completa um ano.

O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o que levou o Brasil a chegar no momento mais crítico da pandemia, durante entrevista ao Programa CBN Campo Grande, desta quinta-feira (11).

Segundo ele, ocorreu uma “sucessão de erros” desde o início, principalmente em razão da discordância política entre o Ministério da Saúde e o Presidente da República, Jair Bolsonaro. “Poderíamos falar horas aqui desses erros. Não testamos, não compramos vacina, contra o uso de máscaras, falamos que era somente uma gripezinha”, afirmou.

Outro ponto destacado por Mandetta foram as eleições municipais em que os prefeitos relaxaram as medidas de biossegurança num período em que o número de casos da Covid-19 havia baixado.

“Depois da eleição, os líderes políticos ficaram sem forças para implementar regras de contenção, aliado a isso, o governo estadual também não teve capacidade, não só aqui, mas em outras Unidades Federativas”, explicou.

Mato Grosso do Sul enfrenta, atualmente, a falta de insumos e recursos humanos no combate à pandemia. Sobre isso, o ex-ministro da saúde pontuou que o planejamento inicial do governo foi “barbeiragem”, já que a estratégia adotada concentrou forças somente em Campo Grande. “Montamos os sistemas de saúde todos concentrados no polo da Capital, sem pensar em reforço em Três Lagoas e Dourados, por exemplo”.