Veículos de Comunicação

Imunização Gripe

Vacinação contra Influenza ocorre em 11 unidades de saúde

Público alvo inclui idosos, crianças menores de seis anos e gestantes

Apenas 55.641 pessoas tomaram a vacina contra Influenza, número preocupante, segundo Sesau - Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Apenas 55.641 pessoas tomaram a vacina contra Influenza, número preocupante, segundo Sesau - Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Neste sábado (22), o plantão de vacinação contra a Influenza ocorre em onze unidades de saúde da Capital. Os horários de atendimento seguem das 7h30 às 17h para a aplicação de doses na população que está enquadrada como alvo. Nesta segunda etapa podem se vacinar idosos e professores com 45 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde também poderão procurar pela vacina. 

As unidades de plantão ficarão abertas o dia inteiro, sem intervalo para o almoço, facilitando ainda mais o acesso de quem não consegue ir no período da manhã. De acordo com o último balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), somente 2.946 idosos acima de 60 anos buscaram pela vacina, número correspondente a menos de 4% de todo o público nesta faixa etária. 

A Sesau mantem o atendimento à população neste final de semana com o objetivo de facilitar a vacinação de todos. Nesta sexta-feira (21), foi aberta a vacinação de professores com 45 anos ou mais, pelo fato do público estar trabalhando durante a semana enquanto, as unidades estão abertas.

“Assim como os idosos, que, muitas vezes, dependem dos filhos ou familiares que também não conseguem levá-los no horário padrão”, explicou José Mauro Filho, secretário municipal de saúde.  

Os idosos são o público com a menor porcentagem de vacinados. “Entendemos que alguns deles ainda estão aguardando a segunda dose da vacina da Covid, mas aqueles que tomaram AstraZeneca há mais de 14 dias, ou já tomaram a segunda dose da Coronavac neste mesmo prazo devem procurar uma unidade de saúde, e o mesmo vale para os professores”, conclui o titular da pasta. 

Até a finalização do levantamento, 55.641 pessoas tinham tomado a vacina contra Influenza, número preocupante, segundo o secretário José Mauro. “A gripe é uma doença infectocontagiosa de agravamento tão intenso quanto a Covid-19, e também pode evoluir para o óbito, a vacinação reduz significativamente esta possibilidade”. 

Onde vacinar? 

Das 7h30 às 17h 

Lagoa 

USF Coophavilla 
UBS Buriti 

Segredo 

UBS Coronel Antonino 

Prosa 

USF Nova Bahia 
USF Noroeste 

Bandeira 

UBS Universitário 
USF Moreninha 

Anhanduizinho 

UBS Jockey Club 
USF Los Angeles 

Imbirussu 

UBS Silvia Regina 
UBS Lar do Trabalhador