Veículos de Comunicação

Três Lagoas

1ª Missa Sertaneja reúne mais de 300 fiéis

Músicas sertanejas conhecidas tiveram suas letras adaptadas

Na manhã deste domingo (05) mais de 300 fiéis de várias paróquias se reuniram na Capela São José para participarem da 1ª Missa Sertaneja do Estado. O encontro que aconteceu no pátio da Igreja, em meio à natureza começou com uma cavalgada. Mais de 100 pessoas fizeram o trajeto da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na avenida Rosário Congro, até a Capela São José, localizada avenida Ranulpho  Marques Leal. Além de cavalos, um carro de boi foi puxado por um trator, e algumas pessoas acompanharam a carriata de carro.


Todo cenário foi ambientado para lembrar a cultura sertaneja, a decoração contou com frutas, bandeirinhas, além do altar, que foi montado de maneira inusitada, em um caminhão baú.


 A iniciativa de realização da missa foi do diácono Dorival Serra, segundo ele a indeia surgiu há algum tempo, quando ele e a esposa participaram de uma celebração semelhante. “Buscamos a valorização da nossa cultura. A missa foi voltada ao povo do campo, de sítios e fazendas e acredito que conseguimos atingir este pessoal”.


Para o professor universitário, Donizeth Lemes, a iniciativa foi considerada fantástica. “Eu acho fantástico, não tenho outra sugestão para descrever. Missas como estas trazem toda população. Esta celebração também acontece em Aparecida do Norte, mas se chama Missa Campal. Em Trindade (GO), também acontece a carriata de carros de boi, e aqui no Estado, somos a primeira cidade a realizar algo semelhante”.


A liturgia foi a mesma realizada nas missas dominicais, mas as músicas deram a graça a celebração e fizeram de canções conhecidas momentos de louvor e fé, trabalhadas em melodias sertanejas.