Veículos de Comunicação

Três Lagoas

2ª Cia do Exército encerra Semana da Pátria

Mais de 300 crianças participaram de diversas atividades

Aconteceu na manhã de ontem (4), o encerramento oficial da “Semana da Pátria”, realizada pela 2ª Companhia de Infantaria do Exército, em alusão ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro (segunda-feira).

A semana teve início nesta segunda-feira (31), com a realização de palestras em escolas e visitação de alunos da rede pública ao quartel do Exército.

Nestas visitas, mais de 300 crianças participaram de diversas atividades. Entre elas, brincadeiras e desafios físicos, passeio nos caminhões da corporação e também receberam instruções sobre o armamento utilizado pelo Exército Brasileiro.

Em entrevista concedida ao telejornal Concórdia Notícias, o sargento Olsen, responsável pela assessoria de comunicação da companhia, explicou que o principal objetivo da semana é promover a integração entre Exército e comunidade.

As visitas foram realizadas em dois dias, quarta-feira (2) e quinta-feira (3). Paralela a esta atividade, o Exército também promoveu duas competições: Orientação Militar e Tiro Prático; ambas abertas para representantes dos órgãos de segurança pública do Município.

A primeira competição (Orientação Militar) foi realizada na Pousada do Tucunaré, onde cerca de 30 participantes tiveram de percorrer certa distância pela mata guiados por uma carta com coordenadas geográficas. A competição contou com a participação de militares do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia militar, Polícia Militar Ambiental e outros.

Já na prova de tiro, a adesão foi um pouco maior. Em torno de 50 competidores, incluindo membros do Clube de Tiros de Três Lagoas e policiais federais, percorreram uma pista de tiros de 50 metros, aproximadamente, montada especificamente para a competição. O vencedor é aquele que concluir o trajeto em menor tempo

A prova começou com os competidores ainda sentados em frente a uma escrivaninha. O desafio começa com a ordem dos árbitros – dois acompanham todo o trajeto -, no entanto, antes o competidor precisa pegar a arma que está guardada em uma gaveta e colocar o pente de munições. No caminho, obstáculos foram implantados para testar a agilidade e atenção dos participantes. Entre eles, até falsos alvos, como pessoas com um celular na mão.

Para o comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, major Cláudio Bouças, a prova é uma forma de praticar o tiro. “A pista é cheia de armadilhas. O competidor não sabe em qual situação ele vai se deparar, um beco, um local fechado”.

O oficial explica que treinamentos como este são comuns dentro da corporação. O mais recente foi realizado com uma arma de calibre 12.

Nesta competição, a pontuação final dos participantes foi baseada em três pontos: tempo de conclusão da prova, número de alvos acertados e localização dos tiros.

Ainda segundo informações da corporação, foram premiados os três primeiros colocados em cada prova, sendo o primeiro lugar com um troféu e o segundo e terceiro com medalhas.

DESFILE CANCELADO

A Secretaria de Educação e Cultura reforçou que, neste ano, Três Lagoas não realizará o desfile cívico de 7 de Setembro. A medida, anunciada desde a semana passada, foi tomada como forma de prevenir a disseminação do vírus da nova gripe, a gripe A (H1N1), que até o momento já fez seis vítimas em Três Lagoas, sendo duas delas fatais.

Conforme o secretário Mário Grespan, o Dia da Independência será marcado por um ato público solene, mas sem grande aglomeração de pessoas. A programação está prevista para as 7 horas, com a apresentação da Banda Marcial Cristo Redentor e a participação de pequenas representações: autoridades civis e militares, Poderes Públicos e escolas.

A Secretaria de Educação e Cultura informou também que, desde o começo desta semana, as bandeiras estão sendo hasteadas a meio mastro, em respeito ao falecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito, nesta terça-feira (1º).