Veículos de Comunicação

Alerta

95% dos ataques de animais peçonhentos são de escorpiões

As fêmeas geram quase 50 filhotes/ano

As fêmeas geram quase 50 filhotes/ano - Divulgação/TVC
As fêmeas geram quase 50 filhotes/ano - Divulgação/TVC

Cerca de 95% dos ataques de animais peçonhentos em Três Lagoas são de escorpiões. As informações são do Centro de Controle de Zoonoses. O bairro de maior incidência é o Vila Nova.

Segundo Everton Ottoni, coordenador do CCZ, o período chuvoso é mais propício ao aparecimento destes animais por causa da umidade, uma vez que eles tendem a se esconder para a reprodução. Uma fêmea de escorpião gera, em média a cada ano, cerca de 50 filhotes.

Os escorpiões se alimentam de insetos, principalmente de baratas, por isso é preciso cuidar dos locais que atraiam ainda mais estes animais, como caixas de gordura e redes de esgoto. “As caixas precisam estar sempre bem seladas, ralos de pias e de banheiros também precisam estar fechados . Portas necessitam de proteção nas frestas para que outros animais não venham da rua e entrem em casa”.

Ottoni explica que, se alguém se deparar com este tipo de animal, a primeira orientação é eliminá-lo, entretanto é importante conservá-lo e notificar o CCZ para que eles saibam a espécie e possam analisar as que mais têm aparecido na cidade.