Veículos de Comunicação

Três Lagoas

A cada 65 testes de hepatite realizados em Três, um é positivo

Somente neste primeiro semestre, município já contabiliza dez casos de pacientes com hepatite C

O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais foi lembrado nesta terça-feira, 28, em todo o país, em Três Lagoas o programa DST/Aids vem realizando desde a semana passada palestras educativas e realizando testes no distrito industrial do município. Com o objetivo de conscientizar a população à prática do sexo seguro e diminuir os índices de pacientes portadores da doença.

A transmissão da hepatite B é feita da mesma forma que a Aids, explica a psicóloga do Centro de Testagem Aconselhamento, Susie Donero. A infecção por hepatite B pode ser transmitida pelo contato com o sangue, sêmen, fluidos vaginais e outros fluidos corporais de alguém que já tem infecção por hepatite B. Ao contrário da hepatite C que pode ser através da relação sexual desprotegida. “A hepatite C é transmitida pelo sangue, então se houver sangramento em uma relação sexual, ou compartilhamento de objetos pessoais, como o alicate de unha”, explica.

No ano passado, das 1.400 pessoas que realizaram este exame de sangue, 24 delas foram diagnosticadas portadoras da hepatite C e somente seis pessoas com a doença tipo B. Este ano, o setor já realizou 650 exames e dez pessoas foram diagnosticadas como portadoras da hepatite C e nenhum caso positivo para a hepatite B.

A justificativa, conforme Susie, está nos postos da rede pública de saúde: a vacina. “Há somente a vacina para hepatite A e B. Ainda não foi inventada a vacina contra a hepatite C”, complementa. A orientação dada pela profissional é justamente esta: estar em dai com a carteirinha de vacinação, além, é claro, do uso de preservativo durante as relações sexuais e o não compartilhamento de objetos pessoais.

A vacina contra o vírus da hepatite B é indicada para todas as pessoas, em um esquema de três doses, sendo a primeira dada nas primeiras horas de vida, a segunda entre o primeiro e segundo mês em relação à primeira dose, e a terceira dose seis meses após a primeira. A vacina para hepatite B faz parte do calendário de vacinação nacional e é obrigatória.

RISCO

A doença se não for tratada ou controlada, tanto a hepatite B quanto a C, podem levar a um estado avançado de danificação do fígado, a cirrose, e outras complicações, incluindo câncer de fígado e insuficiência hepática.

SERVIÇO

O programa DST/Aids presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova., das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação. O exame é gratuito e sigiloso.