Veículos de Comunicação

Três Lagoas

"A educação no Brasil possui uma evolução muito ingrata?

A afirmação é do navegador e empresário Amyr Klink em entrevista para o Grupo RCN de Comunicação

Acontece hoje (26) a palestra do navegador Amyr Klink em Três Lagoas. O aventureiro e construtor de barcos tratou do tema: “Superando desafios com criatividade e inovação”. O evento fez parte do programa Crie MS, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) com apoio do governo do Estado. A palestra foi de caráter motivacional e de planejamento estratégico destinada para empresários e estudantes

ENTREVISTA

Em sua passagem pelo município o palestrante concedeu uma entrevista exclusiva para a TV Concórdia e o site JPTL, ambos do Grupo RCN de Comunicação, parceiro do evento.

Durante o bate-papo, Amyr esclareceu que ministrar palestras não é sua razão de viver, nem modo de trabalho. Já são 20 anos de navegação para a Antártica, o que difere o navegador dos demais é o fato de fabricar seus próprios barcos.

O empresário constrói barcos para a Europa, Estados Unidos e até para o Brasil através de sua empresa, Amyr Klink Projetos Especiais Ltda.

Fundou também um estaleiro em Itapevi (SP) que emprega atualmente cerca de 160 pessoas com carteira assinada. O estaleiro é palco de formação para de pessoas levando em consideração a falta de mão de obra nacional. “Quando pego um sujeito com chances de mudar de vida transformo a auto-estima desse indivíduo e ele vira um grande profissional”, disse Klink.

CRISE FINANCEIRA

Quando indagado sobre a crise financeira internacional usou o seguinte exemplo “a economia européia e americana é um carro batido com modelos econômicos errados, nosso modelo está certo, só falta combustível”. Utilizou ainda a experiência de uma palestra que ministrou para grandes empresários noruegueses, um deles na ocasião disse: “o Brasil tem o que há de melhor no mundo, o país prospera economicamente em um meio onde há muito o que desenvolver”, citou Klink.

Um fator que Klink criticou foi que o Brasil não oferece o nível de educação que seu povo mereceria receber. “Brasileiro não tem educação, nossa formação já foi muito melhor no passado, uma das maneiras de enfrentarmos grandes crises seria a melhoria da qualidade formativa humana e profissional”, afirmou. Finalizou a idéia sob a afirmação “a educação no Brasil possui uma evolução muito ingrata”.

AMYR KLINK

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, o navegador é diretor da Amyr Klink Planejamento e Pesquisa Ltda. e da Amyr Klink Projetos Especiais Ltda. Também foi (é) Sócio-Fundador do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC), e da Revista Horizonte Geográfico. É membro da Royal Geographical Society e Assessor de Expedições da Revista National Geographic Brasil.  Amyr Klink também ministra palestras em seminários para empresas, escolas, universidades, instituições e associações, abordando temas como: planejamento estratégico, gerenciamento de risco, qualidade e trabalho em equipe.