Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ação promove carreata pelo 'impeachment' do Aedes aegypti

Campanha contou com a participação de clubes de carros antigos de Três Lagoas

Voluntários da iniciativa pública e privada participaram, na manhã deste sábado, de uma carreata pelo “impeachment” do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chicungunha e zika vírus. A mobilização, que contou até mesmo com a participação de clubes de carros antigos da cidade, foi iniciada por volta das 8h30, em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus. O objetivo foi chamar a atenção a população para os riscos dessas doenças e a necessidade de se combater os focos do mosquito.

A ação faz parte da campanha “Impeachmet do Aedes aegypti”, idealizada através de uma parceria entre Ministério Público Estadual e sindicatos do Comércio Varejista e Trabalhadores do Comércio. No entanto, o número de voluntários vem crescendo a cada dia.

Em entrevista concedida à equipe de reportagem da TVC, a promotora de Justiça, Ana Cristina Carneiro Dias, que está à frente do projeto, participaram da caminhada empresárias fortes da cidade, como a empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), donos de caminhões, e instituições como a Polícia Militar, Defesa Civil, além dos clubes de Carros Antigos de Três Lagoas e Carangos. “Temos notado que o poder público não tem tido condições e nem dado conta de combater esse mosquito. E tenho certeza de que, se não nos movimentarmos, as consequências vão sobrar para nós”, destacou.

A mobilização de toda a população também foi destacada por Sueide Torres, presidente do Sindicato do Comércio: “Cada um tem que fazer a sua parte”, reforçou.

Sueide e Ana Cristina anteciparam que, na próxima semana, deverá ser iniciada uma ação de limpeza nos bairros da cidade, nos moldes das antigas operações “Cidade Limpa”. A operação deverá contar com o apoio de equipamentos e maquinários da Sanesul. Gilmar Tabone, gerente regional da Sanesul, neste sábado, uma equipe iria auxiliar na limpeza de uma área próximo à Seller. “Além da carreata, a Sanesul vai colocar equipamentos e máquinas para auxiliar na limpeza de pontos críticos da cidade”, destacou.

IMPEACHMENT

Sobre o nome da campanha, a promotora explicou que a ideia surgiu devido ao fato de a palavra “impeachment” estar em alta no país. “Se a gente não consegue fazer isso a nível federal, vamos fazer isso a nível municipal, contra o mosquito da dengue. Esse tem que cair. Vamos derrubá-lo”, destacou a promotora, que atua nas áreas de Saúde e da Infância e Juventude. (Com a colaboração de Thiago Bonfim, da TVC – Canal 13)