Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Aems abre curso de Enfermagem neste ano

O MEC (Ministério da Educação) aprovou as diretrizes curriculares e publicou no Diário Oficial da União, em 12 de março, a autorização

Pensando em formar novos profissionais capacitados a atender a demanda do mercado de trabalho, desde 2005 a AEMS oferece cursos na área das ciências da saúde. Em julho de 2009, a novidade é o vestibular para o curso de Enfermagem, aprovado pelo MEC em março de 2009.


O MEC (Ministério da Educação) aprovou as diretrizes curriculares e publicou no Diário Oficial da União, em 12 de março, a autorização para o mais novo curso da Aems (Faculdades Integradas de Três Lagoas). O curso de Enfermagem, bacharelado, é seriado (semestral), terá duração de quatro anos e disponibilizará 160 (cento e sessenta) vagas totais anuais, nos turnos diurno e noturno.


Gostar de gente: essa é uma condição sine qua non para o profissional de Enfermagem. Sua função é cuidar de pessoas enfrentando as situações mais variadas da vida, muitas vezes em momentos de dor e adversidade, por isso é necessário ter amor pela profissão. Claro que as técnicas são imprescindíveis. Mas, além delas, o enfermeiro precisa ter sensibilidade para tratar as pessoas.

Na AEMS, o futuro profissional de Enfermagem terá noções técnicas, humanísticas e éticas que o transformam num generalista, e não mais em um técnico (como acontecia anos atrás). Formado, o profissional tem autonomia para realizar todas as atividades inerentes à profissão, desde as mais simples até as mais complexas. Tais atividades estão dispostas na lei que regulamenta a profissão (7498/86).


O profissional precisa estar constantemente atualizado, porque, como a maioria das profissões, a área de Enfermagem passa por modificações freqüentes em métodos e técnicas, precisa também atender às necessidades de um mercado que preza pela qualificação, considerando as novas tecnologias como obrigatoriedade. 

E para quem pretende ingressar nessa carreira, algumas características são muito importantes para o sucesso. É preciso ser criativo, comunicativo, dinâmico, ético, responsável, organizado, gostar de lidar com pessoas, ter bom senso. Além de saber ouvir e posicionar-se na hora certa.


O mercado de trabalho na área de Enfermagem ainda tem um campo abrangente e consegue absorver a maioria dos profissionais recém-formados. O mercado é bem diversificado, e que o profissional tem várias opções de escolha.

O enfermeiro pode desenvolver atividades assistenciais na rede básica/ambulatorial em programas de atenção primária, secundária e terciária; pode atuar na assistência hospitalar, tanto no cuidado direto com o paciente como no gerenciamento do cuidado e das instituições de saúde; pode atuar como consultor e auditor na área de saúde, como também pode ser profissional autônomo em clínicas de home care [cuidados prestados em casa]. Pode ainda ser docente ou atuar em outras áreas mais específicas.


Interessados para o novo curso de Enfermagem da AEMS, devem informar-se pelo telefone 67 2105.6060 e/ou
aems@aems.com.br.