Veículos de Comunicação

Três Lagoas

"Aems Mulher" reúne mais de 150 participantes

O projeto envolveu todos os adolescentes ligados ao Jovem Aprendiz, num total de 45 meninos e meninas

A parceria entre o Grupo Assistencial Espírita “A Candeia” e Faculdades Aems, o projeto “Aems Mulher”, atraiu em torno de 150 participantes, boa parte moradora da região do bairro Vila Piloto.
De acordo com a coordenadora do projeto “Jovem Aprendiz”, Vilma Portela, o evento, realizado no último sábado (7), superou as expectativas, se levado em consideração a falta de tempo para o trabalho de divulgação. “Por ser a primeira edição e não termos tido muito tempo para divulgar o projeto, o público participante foi mais que satisfatório. As famílias reagiram bem ao propósito do projeto. Ainda não tenho dados em mãos, mas extra-oficialmente já me foi passado que o número de exames preventivos realizados foi à cima do esperado”, declarou.
O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, teve como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela região, afastados geograficamente de boa parte dos eventos realizada na área central. “Para aqueles moradores, é muito difícil participar das ações realizadas no Centro. Além da distância, a maioria desses moradores sobre também com o problema financeiro. Daí a importância de iniciativas como esta”, disse.
O projeto envolveu todos os adolescentes ligados ao Jovem Aprendiz, num total de 45 meninos e meninas, além de professores e acadêmicos de oito cursos da Aems (Fisioterapia, Biomedicina, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Direito e Comunicação Social).
A programação contou com ações como: Triagem com o Serviço Social (preenchimento de questionário socioeconômico); brinquedoteca para as crianças; aferição de pressão arterial e avaliação e orientação posturais; avaliação física e do Índice de Massa Corpórea; segunda via de documentos pessoais; orientações sobre o Programa Bolsa Família, pensão alimentícia e separação legal; inscrições para cursos gratuitos; e exames de câncer de mama, Aids (no período da manhã), Glicemia e preventivo ao câncer no colo do útero. Embora seja destinado ao público feminino, o evento foi aberto à toda família.
Para Vilma, a edição do evento já está garantida para o próximo ano. Ela afirma que este é “apenas” o primeiro projeto proveniente da parceria A Candeia e Aems. “Como o nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa região. O nosso objetivo é promover ações periodicamente, visando toda aquela comunidade. O Aems Mulher é apenas o ponta pé inicial”, assegurou. A intenção é, para 2010, fazer uma semana inteira de ações ligadas à propagação da cidadania e de saúde. A “Semana Aems” já estava prevista para este ano, mas foi adiada por conta da série de eventos em realização no Município, como a “Semana da Mulher”, que começou nesta segunda-feira. (R.P)