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Três Lagoas

Aeroportos de Mato Grosso do Sul entram no radar para concessão

Empresa Valec engenharia fará estudo de viabilidade de concessão de 20 aeródromos regionais e elaboração de 5 planos diretores

Plínio Alarcon > Além de estudo, para melhoria. será incluído em com Plano Diretor para aeroportos. - Arquivo/JPNews
Plínio Alarcon > Além de estudo, para melhoria. será incluído em com Plano Diretor para aeroportos. - Arquivo/JPNews

O Governo do Estado vai contratar a empresa Valec engenharia, construções e ferrovias para realizar um estudo de viabilidade de concessão de 20 aeródromos regionais. A intenção do governo de Mato Grosso do Sul é entregar à iniciativa privada por meio de concessão ou de uma Parceria Público- Privada (PPP) a administração desses aeroportos. Além disso, a empresa terá que elaborar planos diretores para cinco aeródromos.

Dentro de 30 dias será publicado, em Diário Oficial, o extrato de contrato autorizando a empresa iniciar os estudos de pré-viabilidade. Assim que iniciados a empresa terá seis meses para entrega dos estudos dos 20 aeródromos e 12 meses para entrega dos cinco planos diretores.

O governo do Estado quer ampliar a infraestrutura aeroportuária em Mato Grosso do Sul para que o Estado tenha voos regionais.  O Aeroporto Plínio Alarcon de Três Lagoas está na lista dos aeródromos que farão parte dos estudos de concessão.  O governo do Estado e a Prefeitura de Três Lagoas já iniciaram, inclusive, conversas com a Companhia Aérea Latam para operar voos em mais dois municípios de Mato Grosso do Sul por meio de parcerias com outras empresas.

A Latam está em processo de renovação dos incentivos fiscais com o governo do Estado, que tem condicionado para manter os benefícios, que a empresa opere com voos comerciais em mais dois municípios de Mato Grosso do Sul. Um deles, Três Lagoas. Uma das solicitações é para que a companhia opere com linha entre Campo Grande e Três Lagoas, tendo como destino São Paulo.

MUNICÍPIOS 
Além do aeroporto de Três Lagoas, entram na fase de estudos para concessão, os aeródromos dos municípios de Água Clara, Amambaí, Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

O mapeamento dos aeródromos privados e públicos é o de identificar a dinâmica de cada um, e conforme o resultado do levantamento, se definirá pelas possibilidades de concessão ou parceria público-privada. A tratativa com cada titular envolvido será realizada conforme o andamento do processo, antes da concessão.

A secretária especial de parcerias estratégicas, Eliane Detoni, destacou que a Valec engenharia é uma empresa pública federal com experiência. “A empresa possui conhecimentos práticos no mercado de infraestrutura e vasta capilaridade regional. Para projetos estruturantes do governo é necessário que tenhamos esses cuidados na escolha. Com a entrega dos resultados dos estudos de mercado, projeções de demanda, análise de oferta atualizada e regionalizada, servirão de base para nossa tomada de decisão”, destacou.

O Governo do Estado sinalizou a necessidade de incorporar ao estudo a realização do Plano Diretor dos aeródromos de Três Lagoas, Bonito, Dourados, Naviraí e Porto Murtinho. Caso não houver viabilidade de concessão, os estudos serão utilizados no planejamento de melhorias e futuros investimentos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul.

“Caso não alcance números favoráveis para a concessão, esses estudos vão servir para investimentos com recursos próprios nesses aeroportos, que são extremamente importantes regionalmente. Temos um plano aeroviário de R$ 250 milhões garantidos, pelo governador, para investirmos nos aeródromos do Estado. Um estudo como esse, levantamento de viabilidade, possibilita a aplicação de recursos corretamente, onde é necessário de fato”, ressaltou o secretário de infraestrutura e Logística do Estado, Hélio Peluffo.

Confira a reportagem: