Veículos de Comunicação

Polícia

Agepen recolhe 31 celulares na Penitenciária de Segurança Média neste ano

Ao todo, foram apreendidos 13 quilos de maconha com os presos da unidade penal em Três Lagoas

Trinta e um aparelhos celulares foram retirados da Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas somente neste ano. O balanço de apreensões foi divulgado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento, de 1º de janeiro até o dia 18 deste mês, agentes penitenciários e policiais militares – em ações conjuntas – retiraram da unidade penal 31 aparelhos celulares, 22 chips e 15 fones de ouvido. As ações ainda resultaram na apreensão de 13 quilos de maconha e 61 pequenas porções de cocaína – o volume da droga não foi divulgado.

Em nota, a Agepen informou que a maioria do material foi apreendida em operações pente-fino e também em ações de rotina dos agentes penitenciários. O diretor da penitenciária, Raul Ramalho, explicou que houve um crescimento significativo de apreensões nos últimos meses. Para ele, esse aumento deve-se ao trabalho desenvolvido pelos agentes.

PENTE-FINO

A operação mais recente de fiscalização da unidade penal aconteceu na última quinta-feira e envolveu 40 policiais militares e agentes penitenciários. Na ocasião, os policiais apreenderam, na Penitenciária de Segurança Média, três aparelhos celulares.

A ação foi realizada simultaneamente na Colônia Penal Industrial de Três Lagoas, onde os policiais e agentes penitenciários apreenderam um tablete e 52 papelotes de maconha, além de dois aparelhos celulares e um martelo.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, as ações precisam ser contínuas uma vez que são vários os mecanismos utilizados para burlar a segurança. “Nosso foco está em impedir que materiais proibidos entrem, mas temos que atuar também na retirada dos que, por ventura, entraram”, finaliza.