Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Além de pílulas, SUS fornece anticoncepcionais injetáveis

600 mulheres são cadastradas e recebem anticoncepcionais gratuitamente

600 mulheres são cadastradas e recebem anticoncepcionais gratuitamente - Divulgação
600 mulheres são cadastradas e recebem anticoncepcionais gratuitamente - Divulgação

Quase 600 mulheres que residem em Três Lagoas têm acesso, gratuitamente, a quatro anticoncepcionais. Dois deles, na forma injetável e os demais são comprimidos, popularmente conhecido como pílulas. O fornecimento ocorre pela rede pública de saúde de Três Lagoas há mais de 12 anos.

Segundo levantamento feito pelo Setor de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Três Lagoas, a cada trimestre, são repassados  pelo Governo do Estado ao município, 20 mil comprimidos de anticoncepcionais e mil ampolas injetáveis. O montante atende, mensalmente, entre 550 e 600 mulheres cadastradas na rede. Na unidade de saúde USF Miguel Nunes, no bairro Vila Nova, 81 mulheres estão cadastradas.

Na avaliação da coordenadora do setor, Thais Figueiredo, o número representa uma boa adesão das moradoras aos métodos contraceptívos disponíveis gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. “Todas as unidades de saúde fornecem tanto a pílula quanto as ampolas para as pacientes cadastradas. No segundo caso, a aplicação é feita na farmácia do próprio postinho”, explica. 

NOVIDADE

O Ministério da Saúde incluiu novos contraceptivos injetáveis de aplicação mensal na lista de medicamentos oferecidos pelo SUS. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, acrescenta os contraceptivos de acetato de medroxiprogesterona e o cipionato de estradiol; do algestona acetofenida e do enantato de estradiol. 

A incorporação dos contraceptivos foi uma recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Segundo documento, as áreas técnicas terão um prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta dos contraceptivos às mulheres que procurarem atendimento por meio da rede pública de saúde do município.