Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Alunos e professores reivindicam pavimentação de via de acesso ao IFMS

Comunidade do IFMS reivindica pavimentação da via

Alunos, professores e os demais servidores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), estão reivindicando a pavimentação asfáltica da rua Antônio Estevn Leal, via de acesso ao campus de Três Lagoas, localizado no Jardim das Paineiras. Na última terça-feira, a comunidade do IFMS compareceu na Câmara Municipal empunhando  cartazes, reivindicando a pavimentação da rua. Na ocasião, o professor do IFMS, Guilherme Costa Garcia Tommaselli, cobrou pela tribuna da Câmara Municipal, a execução da obra.

Ao Jornal do Povo, Tommaselli disse que, no ano passado esteve na Câmara, quando também usou da tribuna reivindicando em nome da comunidade do IFMS a pavimentação desta rua, mas até hoje a prefeitura não executou a obra. Ontem, o professor e outros integrantes da comunidade do instituto, conseguiram uma reunião com a prefeita para cobrar esta providência.  No entanto, receberam como  resposta  a informação de a prefeitura não tem condições de executar esta obra com recursos próprios e que depende de verba federal. Ainda segundo o professor Guilherme, a prefeita ficou de agendar uma reunião com a presença da secretária de Planejamento para discutir esse assunto com a comunidade do IFMS.

Tommaselli comentou que, quando chove, a rua fica intransitável. E no período de seca, as pessoas que transitam pelo local são obrigadas a suportar a poeira. “Nesta rua já aconteceram vários acidentes de trânsito devido às péssimas condições  que se encontra”, comentou.

GREVE

A reivindicação da pavimentação asfáltica nesta rua faz parte das atividades do movimento de greve dos professores e servidores do campus do IFMS de Três Lagoas. Desde a semana passada, eles cruzaram os braços reivindicando aumento salarial. Os professores reivindicam 27% de reajuste. No entanto, o governo federal ofereceu 21%, dividido em quatro anos. Já os técnicos administrativos, além do reajuste salarial, reivindicam redução na carga horária de trabalho de 40 para 30 horas semanais. Atualmente, o IFMS, campus de Três Lagoas, conta com 900 alunos, 35 professores e seis servidores do administrativo.