Veículos de Comunicação

Mais Protestos

Alunos ocupam mais um campus da UFMS em Três Lagoas

Estudantes rejeitam presença da imprensa e limitam entrada de alunos para matrícula

Um grupo de aproximadamente 30 alunos invadiu durante a madrugada o campus 1 da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Três Lagoas, nesta segunda-feira (7). Supostamente, os estudantes protestam contra a proposta de emenda constitucional que limita gastos públicos, a PEC 54, que está em discussão no Senado.

É a segunda ocupação de campus da universidade, na cidade. O campus 2 também foi invadido por alunos no feriado do Dia de Finados. Ao todo, cerca de 50 estudantes promovem a ocupação. "Eles prejudicam quase 2 mil alunos, que querem ter aulas e que precisam fazer matrícula", disse a diretora em exercício Inez Neves da Silva.

Na nova ocupação, alunos tentaram impedir o registro de imagens por equipes de reportagem. "Não queremos reportagem aqui. Você não pode me filmar", disse uma estudante que não quis dar o nome. 

Não há informações se o novo grupo tem relações com os estudantes que ocuparam o campus 2. Nenhum deles quis falar com a reportagem.

Três das quatro entradas do campus foram bloqueadas com cadeiras e pedaços de pau. Por um portão menor, alunos controlam a entrada de estudantes que precisam se matricular. "Isso aqui é um absurdo. Vamos ter que tomar uma providência",disse uma aluna que pediu para não ser identificada na reportagem. 

A direção da UFMS ainda não se posicionou sobre a nova ocupação. Na semana passada, a instituição admitiu que pode ir à Justiça com pedido de reintegração de posse. 

Em Paranaíba, a ocupação do campus da Universidade Estadual chega hoje ao décimo dia.