Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Antigo velório vai ser demolido

O prédio foi construído na administração do saudoso ex-prefeito Miguel Jorge Tabox

A prefeita Simone Tebet, acompanhada da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula, e de toda a equipe de  Secretários Municipais e dos vereadores Fernando Milan Amici, Jorge Martinho e Celso Yamaguti, inaugurou na manhã do Dia de Finados (2), o novo Velório Municipal.

A cerimônia foi simples, ao som de um pequeno grupo da Banda Marcial Cristo Redentor.

Antes do descerramento da placa, apenas a prefeita Simone Tebet falou sobre a importância desta obra, “que oferece um pouco mais de conforto” às famílias enlutadas, quando prestam a última despedida ao ente querido, através do velório.

Na oportunidade, a prefeita anunciou o destino do prédio do antigo Velório Municipal, na orla da Lagoa Maior. No local, será construído um novo prédio, onde será montada uma grande biblioteca, com toda a infra-estrutura de informática para leitura e pesquisa. Ao mesmo tempo, segundo ainda se estuda, no trecho da rua em frente ao antigo prédio será construído um calçadão, interligado com a praça do Rotary Club International, para maior facilidade de circulação de pessoas e amplo local de exposições.

“O projeto não será para este ano, mas para o ano que vem. A proposta de derrubada do prédio e construção de um novo será enviada à Câmara Municipal para votação dos vereadores”, anunciou. “Antes, vamos ouvir a população”, garantiu a prefeita.  Ela informou que foi feita avaliação técnica e o prédio do antigo velório não oferece condições de reforma, segundo o laudo de engenheiros da Prefeitura.

O prédio foi construído na administração do saudoso ex-prefeito Miguel Jorge Tabox, no período de janeiro de 1989 a dezembro de 1992.

O prédio era para ser desativado, desde o Dia de Finados, com a inauguração do novo Velório, nas proximidades do Cemitério Municipal Santo Antônio, na rua Quexiramobim, no bairro Santa Luzia.

No entanto, a desativação e transferência dos velórios para o novo prédio começam a partir de segunda-feira (9). O motivo, segundo explicou a prefeita Simone Tebet é adequar a equipe de funcionários à estrutura e funcionalidade do novo prédio.

OBRA

O novo Velório Municipal possui quatro capelas, dispostas de forma oval, uma ao lado da outra, e uma quinta, mais ampla, no centro do prédio. Além dos sanitários, a obra possui copa, sala de administração e uma sala específica para tamponamento, que é a preparação do cadáver, antes de ser colocado no caixão.

O total da construção é de 237,65 m2, com cobertura tubular especial, para facilitar ventilação e circulação das pessoas, de 681,68 m2. Nesta obra, foram investidos R$ 936.807, incluindo o mobiliário, a urbanização externa.
O projeto de construção demorou exatamente um ano, já que a ordem de serviço foi assinada no Dia de Finados de 2008, autorizando a empresa Atlhon Construções e Incorporações Ltda. a iniciar a obra.

DIA DE FINADOS

Desde cedo, o movimento de visitas aos túmulos do Cemitério era intenso, no feriado do Dia de Finados, em que são prestadas as homenagens aos entes queridos já falecidos. Além dos túmulos, maioria das pessoas dirigia-se até o Cruzeiro, onde velas eram acesas e as pessoas paravam para uma prece silenciosa, lembrando entes queridos, sepultados em outros cemitérios.

Apesar do intenso calor, famílias inteiras enfrentar o ardor do sol para visitar a sepultura de entes queridos, acender velas e depositar flores nos túmulos.
O movimento foi mais intenso pela manhã, a partir das 6 horas até às 10 horas e, no período da tarde, a partir das 17 horas, conforme informou a administração do Velório Municipal. Estima-se que, como no ano passado, mais de 20 mil pessoas tenham visitado o Cemitério Municipal.

Nas ruas de acesso, ao longo da rua Angelina Tebet, os motoristas tinham dificuldade para estacionar seus veículos. Em terrenos vazios foram improvisados estacionamentos, explorados pela iniciativa privada, a preços populares. Também como em anos passados, o comércio de velas e flores foi intenso nas proximidades do Cemitério Municipal.