Veículos de Comunicação

Saúde

Anvisa aprova venda de medicamento Paxlovid em farmácias

Remédio é utilizado no tratamento da Covid-19

Medicamento é indicado para adultos em estado leve ou moderado da doença - Divulgação
Medicamento é indicado para adultos em estado leve ou moderado da doença - Divulgação

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, em circuito deliberativo realizado nessa segunda-feira (21), a venda do medicamento Paxlovid, utilizado no tratamento da Covid-19, para farmácias e hospitais particulares do país. Os diretores também aprovaram a ampliação da validade do medicamento de 12 meses para 18 meses.

Nessa decisão foi estabelecido que a venda em farmácias será feita sob prescrição médica, com dispensação e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento. A autorização da Anvisa prevê ainda que o fabricante deve manter e priorizar o abastecimento para o programa do Sistema Único de Saúde.

Sobre o assunto, a rádio CBN Campo Grande conversou com o assessor técnico do Conselho Regional de Farmácia, Ronaldo de Jesus, que explicou o assunto a nível regional. “Ele é um medicamento bem específico, indicado para adultos que estão com Covid em estado leve ou moderado. É um antiviral e a prescrição médica dele é muito importante. Ele deve ser utilizado nos primeiros dias de sintomas, nos primeiros cinco dias”, disse.

Veja a entrevista na íntegra: