Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Aprovada a implantação da Libras nas sessões da Câmara

Surdos e mudos poderão acompanhar o que estará sendo tratado nas sessões

As sessões da Câmara Municipal passarão a contar com tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Na sessão de terça-feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Resolução, que prevê a inclusão social de portadores de necessidades especiais. Assim, através de um intérprete, surdos e mudos poderão acompanhar o trabalho dos vereadores em Plenário. A Mesa Diretora regulamentará a resolução em 30 dias.
Com a nova medida, as transmissões ao vivo, pela TV Concórdia, às terças-feiras, a partir das 19h30, contarão com um profissional intérprete do Libras, para traduzir simultaneamente o que ocorre nas sessões da Câmara Municipal.
Desde a semana passada, as transmissões pela TV também foram incrementadas, com a criação de uma abertura, contagem regressiva de 60 segundos e a apresentação individual de cada um dos vereadores.
“Estamos criando todos os mecanismos de comunicação possíveis para que o cidadão sempre acompanhe as sessões e o trabalho do seu vereador”, destaca o presidente da Câmara, Fernando Milan.

ÁREA

Outro projeto em pauta na sessão de 17 de março foi o que propõe a cessão, em regime de comodato, de uma área de 59.863,22 metros quadrados para a empresa Homy Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. A proposta foi encaminhada para a Assessoria Jurídica da Casa de Leis.
A Homy é uma indústria de produtos químicos em geral, que irá implantar uma fábrica no Distrito Industrial. A previsão é de que 150 empregos diretos sejam gerados na fase de conclusão da nova indústria, por meio de investimentos da ordem de R$ 16 milhões. O vereador Fernando Milan informou que, na próxima semana, os empresários deverão apresentar o projeto em detalhes para os vereadores, antes da matéria ser levada à votação em Plenário.