Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Assistência Social pretende oficializar a união de 200 casais

A única restrição da Secretaria é de que o casal deva residir em Três Lagoas para participar do evento.

A Secretaria de Assistência Social pretende oficializar a união de cerca de 200 casais três-lagoenses por meio da terceira edição do Casamento Comunitário. O evento já tem data marcada e acontece no dia 16 de maio, às 19 horas, nas quadras da Secretaria Especial da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), Lagoa Maior. As inscrições para o evento foram abertas no final da semana passada.
De acordo com Maria Lucia Firmino, secretária de Assistência Social, o objetivo da edição deste ano é manter a média de união alcançada nas edições passadas. No primeiro Casamento Comunitário – um megaevento realizado no Parque de Exposições -, a Assistência Social obteve mais de 300 inscrições, no entanto, por conta de problemas na documentação, 237 casais conseguiram oficializar a união em cartório, na época. Já na segunda edição do evento, o número de uniões foi um pouco menor: 156 casais.
“O nosso maior prazer será atingir esta média de 200 uniões. Estamos nos preparando para esta quantidade. Mas para isto, é importante que os casais fiquem atentos às datas. Quando antes, os interessados procurarem a Assistência Social maiores são as chances de oficializarem a união”, frisou. No ano passado, o Casamento Comunitário não pode ser realizado por conta da Legislação Eleitoral.
Para a secretária, o principal objetivo do Casamento Comunitário é, além de legalizar a união, assegurar os direitos do casal perante a Justiça.
No entanto, nesta edição do Casamento Comunitário haverá algumas novidades. A principal dela é referente à confirmação dos votos. Além da oficialização da união de muitos casais, o evento também destinará um espaço para a comemoração de bodas de prata (25 anos de casamento), ouro (50 anos) e até de Diamante (60 anos de casado), caso haja procura. “Imagine um casal que permanece junto há 50 anos? Hoje em dia, fatos como estes são dignos de celebração. A celebração de um segundo casamento”, explicou Maria Lúcia.
A celebração contará com a realização de um culto ecumênico, seguido de uma festa aos noivos. Cada casal poderá levar até oito convidados. A participação da prefeita Simone Tebet e de Eduardo Rocha ainda não foi confirmada. Nas edições anteriores, ela e o marido foram os padrinhos de todos os noivos presentes no evento.

INSCRIÇÕES

Para participar do Casamento Comunitário, os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social (Circular da Lagoa) ou um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos bairros Vila Piloto e São João, munidos de certidão de nascimento dos noivos, RG, CPF. Aquele que já foi casado deve apresentar ainda a certidão de casamento com averbação de divórcio. Já aos noivos com idade entre 16 e 18 anos, se faz necessária a presença dos pais.
As inscrições se estendem até o dia 16 de abril, porém Maria Lucia alerta: “O ideal é que os noivos nos procurem o quanto antes. Assim teremos tempo suficiente de viabilizar a regularização de alguma documentação que esteja em falta”, destacou. A única restrição da Secretaria é de que o casal deva residir em Três Lagoas para participar do evento.