Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Atendimento de saúde no feriadão é prejudicado

A jovem mãe Luana Rocha, 23 anos, foi ontem (20) de manhã ao posto do bairro Santa Rita, região onde mora, buscar atendimento à pequena Ludimila, sua filha de sete meses, mas encontrou as portas da Unidade Básica de Saúde (UBS) fechadas. Assim como ela, a aposentada Maria do Carmo e a dona de casa Fátima, também não conseguiram atendimento nos postos do Santo André e Parque São Carlos, respectivamente. Cada uma com seus problemas de saúde teve que se deslocar até o Posto de Atendimento Básico (PAB), distante das regiões onde elas moram, para serem atendidas.
Assim foi durante todo o dia de ontem no Postão, para onde afluíram todos os atendimentos neste feriadão de Tiradentes, que termina hoje (21) à meia noite. O saguão de entrada e até na frente do PAB, os pacientes se acotovelavam à espera de agendamento e conseqüente consulta médica. Na farmácia, Luana, com Ludimila no colo, finalmente foi atendida e retornou à área de consultas. “Fazer o quê? Tenho que esperar ser atendida, minha filha tem sinusite crônica”, comentou.
Já dona Fátima estava desolada, sentada no banco na entrada do posto do São Carlos, depois de conferir na porta o aviso de que ontem era ponto facultativo e que hoje é feriado. “Dois dias sem atendimento aqui; parece que a doença também tira férias”, desabafou ela, que foi em busca de um clínico geral. Fátima disse que iria aguardar o plantão noturno para ser atendida. “Está escrito ali o aviso que vai haver atendimento noturno”, apontou.
A reportagem do Jornal do Povo percorreu todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e conferiu que todas estavam com as portas fechadas e o mesmo aviso de que não haveria atendimento. No Postão, para onde foram carreadas as ações, a informação era de que, naquele momento (às 9hs), a coordenadora não se encontrava. Na Secretaria Municipal de Saúde, assim como em todas as repartições públicas, não houve expediente.

ESCOLAS

Nenhum estabelecimento de ensino abriu as portas ontem. Segundo o diretor de uma das Escolas Estaduais, houve um entendimento entre as direções das escolas e das respectivas secretarias de Educação municipal e estadual, para que o dia letivo de ontem seja reposto, possivelmente em um sábado vindouro.