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Três Lagoas

Atendimento médico em crise no São Carlos

Segundo funcionários da unidade diariamente o posto fica superlotado

A população que utiliza o atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joel Neves da Silva, do Parque São Carlos está insatisfeita. “Venho aqui só para medir minha pressão, no entanto se chego às 8h30 e vou ser atendida somente às 10h30. De dois em dois dias preciso passar por aqui”, disse a aposentada Maria do Carmo dos Santos, de 58 anos. Ela sofre de diabetes e pressão alta. Maria tentou fugir da fila de espera e procurou um médico particular. “Eu não tenho condições para pagar, mas minha filha paga a médica particular”, disse a aposentada, que mesmo utilizando serviço privado conseguiu fugir da fila de espera. Ela deve medir a pressão constantemente na unidade e chega a esperar mais de três horas para saber se sua saúde está controlada.

Segundo funcionários da unidade diariamente o posto fica superlotado. A equipe do Jornal do Povo esteve no local e flagrou a inflação de pessoas aguardando atendimento. Na ocasião apenas um técnico administrativo atendia. Na unidade trabalham dois, um estava de licença.

O técnico administrativo faz o primeiro contato com o popular, cadastrando e encaminhando para o médico fazer a consulta.

“Toda pessoa que passa pelas unidades de saúde do município deve ser cadastrada no sistema. Este trabalho é realizado pelo técnico administrativo. O sistema às vezes fica lento”, disse a diretora de Saúde Coletiva, Angélica Bottura Manteiga.

A demora para receber o atendimento incomoda a população que deve destinar um período do dia para conseguir uma consulta.

“Já é a segunda vez que venho aqui e me mandam voltar outro dia, além disso, só há um atendente”, afirmou a dona de casa Estela Ensigna Pinheiro de 23 anos.

O MAIS POPULOSO

A unidade de saúde do bairro São Carlos atende um número elevado de pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde do município a UBS realizou 13.792 atendimentos entre consultas e procedimentos de enfermagem no primeiro semestre deste ano. Existem seis médicos que atendem no local, sendo três clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista. Além disso, dois dentistas também atendem no São Carlos.

Por estimativa da Secretaria da Saúde cada médico chega a realizar 16 consultas por dia.

Alternativas para o melhoramento do atendimento será a posse dos novos concursados que vai disponibilizar mais funcionários para todas as unidades e a ampliação da unidade.

“Sabemos que existem falhas, mas estamos trabalhando para reverter esse quadro. Já temos o projeto de reforma e ampliação desse posto. O próximo passo será licitar a obra”, destacou o diretor administrativo de saúde, Wagner Cristovam.

“Outro feito que vai aliviar o sufoco da unidade será a inauguração do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Maristela, considerando que a população daquelas imediações buscam atendimento no bairro São Carlos. A inauguração está prevista para acontecer no final deste mês”, conclui Angélica Bottura.