Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Audiência pública discute instalação de Museu Municipal deTrês Lagoas

O Museu Municipal de Três Lagoas terá um investimento de R$ 1,5 milhão

Está marcada para esta sexta-feira (26) a realização da audiência pública sobre a implantação do Museu Municipal de Três Lagoas. O evento será no anfiteatro da Faculdade AEMS, a partir das 19h, onde estarão reunidas autoridades, especialistas e comunidade para discutirem questões pertinentes ao projeto e a reforma do prédio da ALL para a instalação do Museu.

Além da prefeita Simone Tebet (PMDB), outras autoridades estarão presentes à audiência pública, dentre elas Fátima Montanha, representando a senadora Marisa Serrano (PSDB); o pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),Milton Mariani; a gerente de Patrimônio Cultural do Estado, Neusa Narico; e um representante da América Latina Logística (ALL). A audiência pública é uma das etapas de instalação do Museu, para que a população contribua e participe com sugestões e críticas.

O Museu Municipal de Três Lagoas terá um investimento de R$ 1,5 milhão, com recursos oriundos das esferas Municipal, Estadual e Federal. O projeto foi elaborado pelo especialista em Museologia da Fundação de Cultura do Estado e professor da UFMS, Caciano Lima, juntamente com os professores do curso de História da UFMS.

Segundo Caciano Lima, coordenado do Arquivo Público de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), as primeiras etapas do projeto iniciaram há mais de um ano e meio. Aconteceram visitas técnicas ao prédio da ALL – local que será reformado e ocupado pelo Museu – cursos de capacitação em Campo Grande,realização do curso Introdução a Arquivologia na UFMS para a formação de futuros profissionais que irão trabalhar na área, dentre outras atividades.“A ideia é democratizar as informações no processo de elaboração do projeto do museu. Para isso, além de apresentarmos o projeto em audiência pública, também iremos propor que a comunidade se envolva na votação da melhor maquete feita pelos arquitetos”, esclareceu.

De acordo com o especialista, a exposição inicial contará com aspectos históricos e culturais de Três Lagoas, utilizando-se amplamente as ferramentas tecnológicas. “O Museu será aberto para a população colocar novos acervos”, contou ainda, Caciano. O acervo do Município será dividido em ciclos econômicos, históricos e culturais. Para o gerenciamento do museu, será proposta a realização de um concurso público para a contratação de profissionais qualificados, com formação específica na área.