Veículos de Comunicação

Educação

Aulas na rede pública serão presenciais e com vacinação de crianças em escolas

São quase 30 mil estudantes nas unidades escolares em Três Lagoas e algumas serão transformadas em polo de vacinação.

ecretaria de Educação garante que as medidas de biossegurança serão reforçadas. - Divulgação/Assessoria
ecretaria de Educação garante que as medidas de biossegurança serão reforçadas. - Divulgação/Assessoria

O retorno das aulas no dia 3 de março, na rede pública de ensino, será mantido de forma presencial, em Três Lagoas. De acordo com a secretária municipal de Educação, Ângela Brito, mais de 16 mil alunos devem retornar às salas de aula tanto nas 19 escolas como nos 19 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, mesmo diante do aumento de infectados pela Covid-19. “Estamos cumprindo uma recomendação nacional de que as escolas permaneçam com os alunos de forma presencial nas salas de aula. Tivemos dois anos de aulas remotas e as avaliações têm demonstrado que as crianças aprenderam quase nada. Se pararmos agora, mais um ano, nós teremos uma perda na aprendizagem dessas crianças que nós não conseguiremos recuperar em 10 anos. Então é muito sério. É uma década praticamente perdida se nós não iniciarmos essas aulas presenciais com essas crianças”, pontuou. 

SEGURANÇA
De acordo com o calendário escolar, as aulas nas escolas municipais e estaduais serão retomadas em 3 de março. Três Lagoas tem mais de 13 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino. 
Ângela Brito destacou ainda que as unidades escolares estão preparadas para receber os estudantes com segurança, como o uso obrigatório da máscara, álcool disponível para todos, termômetro, limpeza dos ambientes, entre outros. 

VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação também anunciou que cinco escolas serão cedidas para serem polos de vacinação de alunos, com idades entre 5 e 11 anos.“Estamos fazendo toda a preparação recebermos os estudantes e, lembrando que os diretores das unidades escolares também irão ajudar na comunicação e orientação junto aos pais”.

A vacina para quem tem mais de 5 anos de idade esta disponível há quase um mês na cidade. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 1.653 crianças já receberam a primeira dose, em Três Lagoas. A expectativa é imunizar 12.867 crianças.

Quanto aos profissionais da Educação, a secretaria enfatizou que grande parte já está imunizada. Quem ainda não está, ficará com a carteira em dia até 3 de março.