Veículos de Comunicação

Corumbá

Boliviano encontrado morto na BR-262 transportava cocaína no estômago

Homem morreu após sofrer overdose

Duas cápsulas de cocaína estouraram no estômago do homem - Divulgação
Duas cápsulas de cocaína estouraram no estômago do homem - Divulgação

Damian Colorado Villapardo, 48 anos, morreu após duas cápsulas com cocaína estourarem no estômago dele e causar uma overdose. O corpo dele foi encontrado na BR-262, perto do posto fiscal estadual Lampião Aceso, na última quinta-feira (6). A identificação da vítima e o que causou a morte acabaram sendo identificados entre a sexta-feira (7) e o final de semana, envolvendo tanto trabalho da Perícia Criminal como da Polícia Civil.

Um caminhoneiro que transitava pela rodovia visualizou a vítima e fez sinalização do local até que o Samu chegasse. Quando a equipe de socorro chegou ao local, identificou que o homem já estava morto. A polícia encontrou perto do corpo uma mochila, onde estavam documentos pessoais e R$ 500 em notas.

Conforme a investigação apurou, a vítima era natural de Potosí, na Bolívia. A cidade fica a mais de 1,2 km de Corumbá, mas o que ainda não se sabe ao certo é como Damian chegou na fronteira e se ele viajava sozinho ou com mais pessoas.

O boliviano estava atuando como “mula” para realizar o transporte de cocaína do país vizinho para o Brasil. Esse termo é utilizado em referência à organização que narcotraficantes promovem para aliciar pessoas em diferentes regiões para ingerir cápsulas com droga e promover o transporte sem chamar a atenção das autoridades. O maior risco fica para a pessoa que ingere as cápsulas e, caso elas sejam rompidas dentro do corpo, devido à quantidade podem levar à morte por overdose.

As autoridades brasileiras devem fazer contato com a polícia boliviana para auxiliar nessa investigação e tentar descobrir quem contratou Damian para fazer o transporte. O corpo da vítima permanece em Corumbá e precisará ser trasladado para a Bolívia.